Em Sumaré, o prefeito Luiz Dalben introduziu o programa Visão de Futuro, que oferece óculos de grau gratuitamente aos alunos em vulnerabilidade social do Ensino Fundamental I das Escolas Municipais que apresentam deficiências visuais.
São inclusos no programa: consultas oftalmológicas, encaminhamento e acompanhamento dos casos de problemas visuais detectados, palestras e orientação conferidas por médicos especialistas na área de oftalmologia aos pais, alunos, professores e prestadores de serviços da rede municipal de ensino.
“A dificuldade de enxergar influencia diretamente no rendimento escolar e na recreação. Muitos alunos apresentam algum tipo de problema, mas a família não tem condições de adquirir um óculos adequado, um objeto muitas vezes caro, mas imprescindível para a saúde. Nosso programa visa sanar essa dificuldade, a fim de evitar que qualquer problema fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Para o recebimento do óculos, é necessário apresentar o receituário médico oftalmológico emitido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), recomendando o uso de óculos de grau, responsável familiar inserido no CadÚnico, devidamente atualizado, com renda per capita atendendo ao critério de pobreza e comprovação de frequência escolar mínima exigida. Alunos em que a família está inserida em Programas de Moradia Popular e/ou que apresentam déficit de desempenho escolar grave, comprovado por relatório emitido pela direção escolar, terão prioridade no benefício.
As Secretarias Municipais de Educação e Saúde deverão manter o cadastro específico de todos os alunos do Ensino Fundamental I para acompanhar o desempenho de cada um dos alunos beneficiados.