Na manhã deste domingo (26), Americana realizou a mobilização do Hospital de Amor de Barretos, ‘Passos que Salvam’, uma ação envolvendo corrida e caminhada que busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de crianças e adolescentes.
A ação que acontece em toda a região há 12 anos, em Americana, teve mobilização no Bike Hotel, por volta das 8h da manhã, e uniu uma diversidade de pessoas em prol da causa. Com esporte, brinquedos para crianças e confraternização entre família e amigos, o evento foi um sucesso.
O evento contou com uma corrida de 5km e caminhada de 2,5km. Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros colocados, em categoria feminina e masculina, também receberam um troféu.
A madrinha da mobilização em Americana, Dryele Balbinotti Silva, falou da emoção e da gratidão de ver o evento como um sucesso. “Superou extremamente as expectativas. Eu já estava com uma expectativa muito boa porque no decorrer desses dias eu vi que a população abraçou a causa, todo mundo estava com curiosidade e querendo participar, mas hoje superou o que eu estava imaginando”, diz.
A cirurgiã pediátrica, Flávia Rezende, ao lado da madrinha do evento nessa causa, destaca sobre a importância de os pais terem um olhar mais apurado sobre a saúde dos pequenos. “Nós precisamos nos juntar para que a gente consiga chegar ao maior número de pessoas, para que essas pessoas entendam a necessidade de um diagnóstico precoce do tumor infantil, que é a chance que essa criança com câncer tem. Diagnosticando precocemente, a chance de cura dessa criança sobe muito”, afirma a doutora.
A médica reforça que os sintomas do tumor infantil são que os principais sinais do tumor infantil são inespecíficos e comuns com as doenças rotineiras das doenças que atingem a faixa etária. “São diversos sinais e sintomas, mas o principal é “meu filho não está bem, meu filho não é assim”, então se deve procurar um médico pediatra para tentar descobrir o que acontece com essa criança”, informa Flávia.
Entre esses sinais que podem definir que a criança tenha algum tipo de câncer, os adultos devem ficar atentos aos seguintes sintomas:
• Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não somem;
• Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
• Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
• Aumento no tamanho da barriga;
• Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
Mais ações
Com a empolgação do abraço da população sobre o evento, Dryele reforçou que já está empolgada para mais ações no ano de 2024.
Frederico Faria, que participou da mobilização ao lado da esposa e filhos, disse que trazer a família em um evento como esse é gratificante e parabenizou a mobilização. “O bacana é que você consegue passar ensinamento de forma descontraída, meus filhos perguntaram o porquê de estarmos vindo, o que significava, explicamos e agora eles podem curtir como criança também. Um domingo de família e ao mesmo tempo de aprendizado e conhecimento”, destaca Frederico.
“Agora que abracei a causa não largo mais. Para o ano que vem já estou com uma ideia de fazer campeonato de futebol infantil, várias pessoas já estão dando várias ideias, tem muitas pessoas querendo entrar comigo nessa”, finaliza Driely.
O Hospital de Amor continua trabalhando incansavelmente para conscientizar a população sobre o câncer em crianças e adolescentes durante todo ano e para saber mais sobre a mobilização e auxiliar na causa, é possível entrar em contato pelo número (17) 3321-6600, ramal 7120 ou WhatsApp (17) 98114-9434.