Na tarde desta quarta-feira (27) foi encontrado o corpo do Youtuber PC Siqueira, de 37 anos em seu apartamento no centro de São Paulo. Policiais militares foram acionados apara o atendimento da ocorrência, mas ao chegarem no local o Samu já havia confirmado a morte.
Segundo o boletim de ocorrência, o Youtuber teria cometido suicídio na frente da namorada, Maria Watanabe. Em seu depoimento, ela contou que viviam um relacionamento conturbado e que haviam se separado há poucos dias, tendo tentado impedir que ele atentasse contra a própria vida, mas não conseguiu e que foi nesse momento em que saiu para pedir socorro aos vizinhos.
A polícia encontrou o apartamento com bastante sujeira e bagunçado, o influenciador não deixou uma carta de despedida.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo divulgou uma nota sobre o ocorrido. “A Polícia Militar foi acionada para atendimento de uma ocorrência na tarde desta quarta-feira (27) em Santo Amaro, zona sul da Capital. No local, o Samu já havia confirmado o óbito. O caso foi registrado pelo 11º DP (Santo Amaro) como suicídio consumado. Mais detalhes serão preservados devido a natureza da ocorrência.”
A polícia investiga o caso.
Prevenção ao suicídio
Anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Considerando os episódios subnotificados, estima-se que essa estatística seja de um milhão. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 por dia.
Os números assustam e preocupam os profissionais de saúde. Por isso é tão importante cuidar da saúde mental.
Sinais de alerta
Alguns sinais de alerta da pessoa com ideação suicida são: falas sobre o desejo de morrer, falas sobre sentimentos de vazio, desesperança e falta de razões para viver, Isolamento e tristeza excessiva, sensação insuportável de dor emocional, planejamento ou busca de informações sobre métodos para morrer por suicídio (p.ex., buscas em sites e redes sociais com conteúdo sobre comportamentos suicidas), uso frequente de álcool e outras drogas, mudanças nos hábitos de alimentação e sono; agitação e ansiedade, mensagens de despedidas da família e dos amigos.
Especialistas explicam que a pessoa com ideias suicidas sofre uma distorção de pensamento, imposta pelo sofrimento emocional. Por isso, é importante que as pessoas mais próximas saibam, diante desses sinais, identificar o grito de socorro, começando pela escuta ativa, sem julgamentos. É importante demonstrar empatia e encaminhar a pessoa para uma consulta médica e para serviços especializados no acolhimento, como o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Encontre ajuda
Centro de Valorização da Vida
Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: Dom – 17h à 01h, Seg a Qui – 09h à 01h, Sex – 15h às 23h, Sáb – 16h à 01h.
LIGUE 188