domingo, 24 novembro 2024

HOJE

André Luís, Teólogo e Psicanalista
Por
André Luís
Foto: Arquivo Pessoal

Esta frase de Jesus foi dita num contexto no qual ele falou sobre a preocupação excessiva com a vida. Isso não significa que ele tenha dito que não devemos nos preocupar. Ele apenas estava reforçando que, o cuidado com as nossas necessidades básicas, também está sob os cuidados de Deus. 

   Quando fala sobre isso aos judeus que o ouviam, Ele insere no vocabulário da fé a figura de Deus como Pai; Ele diz que “o Pai de vocês sabe do que vocês necessitam”. Revelar a Deus como Pai não era algo esperado por aquele povo, especialmente aos religiosos mas convictos. 

   Ao revelar a Deus como Pai, Jesus também relembra aos seus ouvintes que eles são, portanto, filhos, e filhos amados. Filhos aos quais o Pai Celeste dispensa o seu amor e o seu cuidado.

   Desta forma, tendo a consciência de que há um Pai Celeste que cuida dos seus filhos, Jesus os ensina que não precisam viver uma vida com tanta preocupação com as necessidades básicas da existência, visto que Deus, o Pai, provê até mesmo a necessidades das aves do céu.

   Assim, essa reflexão se dá no sentido de convidar a você a manter-se ocupado com as coisas pertinentes ao dia de hoje, uma vez que o que passou não é mais possível mudar, e aquilo que virá é apenas uma possibilidade. 

   Não estou dizendo que não devemos nos preocupar com o futuro. Baseado em Jesus, estou dizendo que não podemos esquecer do dia de hoje em detrimento do ontem ou do amanhã. É no dia de hoje que o passado pode ser ressignificado; é no dia de hoje que o amanhã pode ser transformado.

   Então, viva bem hoje. Coloque os pés no agora. Não se esforce tanto em nome do amanhã e, por isso, deixe de viver intensamente o agora. Como bem disse Jesus: cada dia trará suas próprias preocupações. 

   Portanto, bora viver, já!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também