O município de Santa Bárbara d’ oeste sediou o 1º Fórum sobre Transtorno Espectro Autista no sábado, 27, organizado pelo vereador Celso Ávila, na Igreja do Nazareno, para abordar temas do autismo e combater a desinformação que ainda permeia a sociedade.
Na ocasião, os participantes puderam assistir a palestra do neuropediatra Dr. Charlington Cavalcante e tirar dúvidas sobre qual especialidade procurar para fazer o diagnóstico, dúvidas sobre aprendizagem, seletividade alimentar, entre outros.
O vereador e idealizador do 1º Fórum sobre Autismo, Celso Ávila comentou a importância de realizar este evento: “Quebrar paradigmas em relação ao autismo é o nosso objetivo, além escutar especialistas no assunto, trocar informações e experiências com mães atípicas e claro, buscar políticas públicas para a comunidade autista de Santa Bárbara D’ Oeste”, enfatizou Celso.
Durante o evento pudemos conversar com uma mãe atípica, Carine Sena, que é também a presidente do Gruma – Grupo de Mães Acolhedores do Autismo.
“Eu mesma sofri o luto do autismo, quando meu filho Davi, com um ano e nove meses foi diagnosticado, demorou um pouco para eu aceitar e entender as condições do meu filho, justamente por ser tudo muito novo. E hoje com o Gruma nós conseguimos levar informações tanto para as mães que acabaram de receber o diagnóstico, quanto para aqueles que já tem uma rotina de luta”, informou Carine.
Participaram também do evento a AMAI – Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos de Santa Bárbara e a APAE, que através da sua coordenação destacou o trabalho da entidade já no início do diagnóstico.
“A APAE desenvolve programas que vai de zero à idade adulta e isso é muito importante, porque através da estimulação precoce é que esses pacientes vão ter um futuro melhor, além disso tudo começa de um bom trabalho, que nós vamos com a criança, com a família para que tudo o que for aprendido dentro da APAE, seja aplicado no dia a dia”, reforçou Celi Rebelato.