quinta-feira, 21 novembro 2024
PLANO DE AÇÕES

Governo Estadual anuncia R$ 200 milhões em recursos para o combate à dengue nos municípios

4 mortes foram registradas pela doença neste início de ano em todo o Estado, nenhuma delas na RMC
Por
Isabela Braz

O Governo de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6), novas medidas importantes para o combate à dengue em todos os municípios paulistas. O governo contará com a atuação do Centro de Operação de Emergências (COE), junto a sete pastas para combate mais intenso ao mosquito e a destinação de R$ 200 milhões de reais para utilização direta pelos municípios.

A medida foi anunciada pelo governador em exercício, Felício Ramuth (PSD), ao lado do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Segundo o governador, caberá aos líderes municipais decidir onde investir a verba, que sairá da pasta da Saúde.

“O foco principal do Estado é dar apoio, incentivo e toda a estrutura para que os municípios possam atuar adequadamente no combate à dengue”, disse o secretário.

O governo também anunciou a criação de uma sala de situação e um painel de monitoramento, com dados de casos e óbitos. Até o momento 29.386 casos da doença foram confirmados, e quatro mortes foram anunciadas – sendo duas em Pindamonhangaba, uma em Bebedouro e uma em Guarulhos.

Ramuth reforçou que modernização da testagem, nebulização, apoio operacional da Defesa Civil e reforço das campanhas de comunicação – inclusive durante as festividades do carnaval – serão intensificadas nos próximos meses para evitar o aumento do número de contaminações e mortes.

No total, além da Saúde, mais secretarias estaduais estão envolvidas nesse plano emergencial, sendo: Casa Civil, Casa Militar e Defesa Civil; Segurança Pública; Desenvolvimento Social; Comunicação; Educação; Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

“Esse é um trabalho já efetuado pelas nossas equipes, o que a gente tem aqui é uma integração de esforços e a valorização dos municípios nessa parceria ao combate à dengue”, disse Ramuth.

Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Monitoramento Online

Para que a população possa acompanhar a situação das arboviroses em todo o Estado de forma fácil e transparente, o Painel de Monitoramento Online está disponível no endereço dengue.saude.sp.gov.br. A ferramenta permite consultar todas as informações relativas aos casos notificados, em investigação, os confirmados e os descartados, além de dados como casos de dengue grave e os óbitos em todo o território paulista. Estes dados também auxiliarão a gestão estadual na definição de novas políticas públicas de enfrentamento à doença.

As informações poderão ser filtradas por data, município e Grupo de Vigilância Epidemiológica. Para isso, a pasta conta com uma moderna sala de situação para monitoramento do Estado, além da colaboração das prefeituras, que são responsáveis pelos testes e resultados, e pelo preenchimento do sistema de notificação.

Todas as ações contra a dengue estão detalhadas no Plano Estadual de Contingência das Arboviroses Urbanas, elaborado em parceria com os demais níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também