segunda-feira, 25 novembro 2024
COMBATE À DENGUE

Em mutirão contra a dengue, Prefeitura de Americana recolhe 600 quilos de materiais com potencial de criadouro

Ação é parte da campanha “Americana contra a dengue - Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira" e deve seguir pelos próximos dias em 5 bairros
Por
Ana Flávia Defavari
Fotos: Divulgação | Prefeitura de Americana

Nesta quarta-feira (07) a Prefeitura de Americana realizou um mutirão de recolhimento na Vila Mathiensen de materiais com potencial de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Foram vistoriados 450 imóveis pelos agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) que removeram aproximadamente 600 quilos de materiais inservíveis, que são materiais que não podem ser reciclados.

Parte da campanha “Americana contra a dengue – Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira”, a ação segue pelos próximos dias nos bairros da região, englobando Cidade Jardim, Jardim das Flores, Jardim dos Lírios e Jardim Lilases.

Durante o mutirão os agentes visitaram os imóveis e recolheram todo tipo de material em desuso que podem acumular água como pneus, latas, tambores, cisternas, garrafas e entre outros, a ação abrangeu também terrenos baldios.

A retirada dos materiais foi feita sob supervisão e autorização do morador e/ou proprietário. O mutirão tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente que cedeu o caminhão aos agentes para o transporte dos materiais removidos.

“É fundamental que os moradores recebam bem os agentes, mas que não depositem nada sobre a calçada, pois não se trata de um mutirão geral de limpeza, e sim um trabalho específico para eliminar potenciais criadouros do Aedes aegypti”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.

O diretor da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), Antonio Donizetti Borges comentou sobre os esforços para o combate à dengue. “Nós vamos concentrar esforços nas regiões com histórico de maior incidência de casos nos anos anteriores, mas também seguindo os indicadores epidemiológicos atuais. A dengue está avançando na região, o que exige uma atenção especial no combate ao mosquito transmissor. Por isso, é muito importante que a população colabore e nos ajude a eliminar os focos”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também