O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), anunciou ontem a doação de uma área de 4.727,93m² do município, avaliada em pouco mais de R$ 2,3 milhões, ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, para uso da PM (Polícia Militar).
A área fica na Avenida Nicolau João Abdalla, no bairro Antônio Zanaga, e já é ocupada pela corporação desde 2007, quando a lei nº 4.483 autorizou cedê-la para a então Secretaria de Estado de Negócios de Segurança Pública. Na ocasião, a Aedipan (Associação Empresarial do Distrito Industrial Prefeito Abdo Najar) executou as obras no que seria a sede da 3ª Companhia do 19º Batalhão de Policiamento do Interior. Mas, sem que a área tenha sido oficialmente doada à PM, o Estado não pode custear qualquer melhoria no espaço. Atualmente, o prédio necessita de manutenção e reparos, além da construção de uma cobertura no estacionamento das viaturas.
Estudos da Comissão de Avaliação de Imóveis e Preços Públicos estimam que o valor do terreno é de R$ 2.363.965,00.
O anúncio da doação foi feito ontem, no Gabinete do prefeito, com a presença do tenente coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, comandante do 19º Batalhão da PM de Americana, e o capitão Ruggero, também da PM. Estiveram presentes no anúncio o secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri, e os vereadores Alfredo Ondas (MDB) e Luiz da Rodaben (PP).
Os dois parlamentares tiveram uma atuação ativa nas tratativas que culminaram na doação do terreno. O projeto de lei para concretizar a doação será submetido à aprovação da Câmara.
“Quando assumi o batalhão local, no início do ano, levantei a documentação de cada imóvel da corporação a fim de planejar melhorias na estrutura que propiciem uma melhor condição de trabalho aos nossos policiais. O prefeito se sensibilizou com a situação e o que competia à municipalidade foi feito. Quero agradecer a todos os envolvidos, o prefeito, os vereadores Ondas e Cezaretto (Rodaben)”, afirmou o tenente coronel Horácio.
“Temos muito respeito pela Polícia Militar, e o que estiver ao nosso alcance, o que pudermos fazer para melhorar as condições de vocês, podem contar com a gente. O que depender dessa Administração, disponham do nosso trabalho”, disse o prefeito.
VEREADORES
O vereador Alfredo Ondas falou que tanto ele quanto Luiz da Rodaben conhecem bem a instituição da PM. “Estou satisfeito com esse primeiro grande passo. Precisamos de uma PM forte. Essa iniciativa do prefeito é muito boa, e a Câmara vai agilizar a tramitação do processo de votação do projeto de lei”, concluiu Ondas.
O vereador e presidente da Câmara, Luiz da Rodaben, lembrou que o projeto de doação aumentou um pouco a área do terreno para que se tenha espaço para a passagem das viaturas. “A nova lei aumentará a área em 15 metros em relação ao projeto anterior”.