Ser mulher nos permite ser um milhão de coisas em uma pessoa só. É viver na correria, se empenhar em tudo o que se propõe e mais do que tudo, ser sinônimo de coragem.
Ainda em celebração ao mês da mulher, o TODODIA trouxe um exemplo disso, com a vivência da empresária paulinense Bruna Kavabata, de 35 anos, que além de empresária, é comunicadora, mãe do Davi de três anos, esposa e uma mulher criativa que empodera outras.
Há menos de um ano, quando ainda atuava no mercado corporativo, Bruna deu início a sua vida de negócios e se uniu com a amiga e também empreendedora Paula Yazigi. Juntas elas criaram a Bless Makeup, uma loja de multimarcas de maquiagem, cosméticos e cuidados pessoais, que hoje conta com duas unidades instaladas no Paulínia Winner Mall e no Shopping Iguatemi Campinas.
Até chegar a isso, sua trajetória com o empreendedorismo foi uma construção interna desde pequena. Com os pais comerciantes, já criança ela nutria essa vontade de empreender pulsando em si, e segundo ela, ser empresária sempre foi uma certeza. “Eu via e me inspirava muito na minha mãe, principalmente nessa questão de se relacionar com pessoas, de ouvir histórias, de contribuir através da venda”, relata Bruna.
Segundo ela, havia momentos em que as vendas iam mal, mas sua mãe foi força para fazer com que ela não desistisse. “Eu sempre acreditei que seria melhor e ter essas pessoas por perto que te impulsionam e te motivam, faz com que você acredite no seu potencial”, diz.
Deixar o modelo de trabalho CLT em dezembro de 2023 para focar no próprio negócio e ter tempo para a vida pessoal foi difícil, mas uma escolha essencial para que ela pudesse ter qualidade de vida. “Eu quero ter a oportunidade de ter meu tempo, fazer as coisas pela qual eu sou apaixonada, mas de uma forma organizada, planejada, equilibrada e podendo cuidar mais de mim”, diz.
Bruna refletiu que o momento em que notou que tomou a decisão certa, foi quando pode desfrutar de coisas simples sem pressa, como a integração da creche do filho ou em um almoço com as amigas.
“O empreendedorismo traz esse receio, esse medo do novo, mas em contrapartida eu tenho colhido bons frutos e tenho recebidos muitos presentes depois dessa decisão, ainda muito recente mas entendo que é um tempo novo, sem essa cobrança absurda. Eu vou me dedicar e dar o meu melhor e se esse for meu melhor está tudo bem. A gente aprende a não se punir”, diz.
EMPODERAMENTO
De acordo com dados do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Brasil possui mais de 10,3 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios, e Bruna como uma delas, utiliza das redes sociais para fazer essa troca com outras mulheres.
Por meio do @brukavabata, ela divide a experiência de empreender, aproveitar o tempo de qualidade para si e para a família, incentivando assim o movimento de mulheres donas do seu próprio mundo.
Com mais de 17 mil seguidores, ela divide não só os momentos de sucesso, mas as dificuldades também. “Eu quero trazer mais essa comunicação de vida real”, destaca.
SÓ PRA ELAS
Bruna defende também a importância do viver o off-line e paralelamente aos negócios pessoais, ela criou, junto com as parcerias Camila Braga e Andy Magiolli o Só para Elas Conecta, um movimento que acolhe mulheres, capacita e promove networking, também com uma pegada social.
“O conecta veio para fortalecer essa união de mulheres sem disputa e sim colaboração, de uma ajudar a outra e de poder unir forças”, afirma já avisando que a meta do grupo agora é trazer mais conhecimento para sustentar o negócio dessas mulheres paulinenses. Para saber mais sobre esse projeto, basta acessar o instagram @sopraelasconecta.
Ainda dentro do projeto, Bruna Kavabata foi idealizadora do “Happy Só Pra Elas”, que acontece em duas ocasiões: no início do ano, focado no mês das mulheres e em outubro, relacionando-se as campanhas do outubro rosa.
“Ele nasceu com um desejo de levar entretenimento para mulheres, um momento em que elas se arrumam para estar entre amigas, conversam, então é um momento de descontração”, diz Bruna, que reforça que além de ser momento de lazer, é um momento de muita força social.
Todas as edições contaram com um apelo social, com todas as participantes trazendo algum item de doação. Nessa leva, ações de doação de roupas, leite, absorventes e até lenços para mulheres vítimas de câncer foram feitas. “Nós tivemos a chance de contribuir e fazer a diferença na vida de outras mulheres, sem objetivo comercial”, finaliza.
DICAS
Aproveitando o bate-papo, Bruna Kavabata, deixou algumas dicas importantes para as mulheres que queiram empreender, sempre reforçando que elas nunca deixem de sonhar e acreditar em si mesmas. Confira:
TENHA FÉ: Sem isso nada flui, nos momentos das coisas boas ou dos desafios, você vai entender que é um processo que faz parte da jornada
SE CERQUE DE PESSOAS QUE TE IMPULSIONAM: Não há nada prejudicial em se cercar de pessoas com mais bagagem que você, muito pelo contrário, só fortalece e mostra o quanto você ainda pode aprender;
APRENDA A DELEGAR TAREFAS: Muitas vezes queremos fazer do nosso jeito, com nosso DNA e personalidade, mas se puxarmos tudo para si, isso não vai acontecer de uma forma tranquila e fluída e você vai acabar se cobrando. Se você entregar o melhor de si , já está tudo bem;
TENTE BUSCAR EQUILÍBRIO: Nem sempre tudo vai sair da nossa forma, mas é necessário buscarmos leveza. Calma, as coisas vão acontecer no tempo dela, no tempo que tem que acontecer;
CELEBRE: Celebre cada conquista diária, porque por menor que seja, elas são importantes e na hora que você for celebrar algo extraordinário, que você nem imaginava vai ser muito satisfatório, mas os pequenos detalhes também fazem a diferença. Essas pequenas conquistas diárias trazem o gás que você vai precisar para empreender.