segunda-feira, 25 novembro 2024
ALERTA AO MOSQUITO

Campinas confirma 4ª morte por dengue neste ano

A vítima de 72 anos teria apresentados os primeiros sintomas em 27 de fevereiro e veio a óbito em 3 de março
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Prefeitura de Campinas

Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais uma morte em decorrência da dengue na cidade, sendo a quarta deste ano.

A vítima é um homem de 72 anos, ele apresentou os primeiros sintomas em 27 de fevereiro sendo atendido na rede pública de saúde e veio a óbito no dia 3 de março sendo confirmada infecção pelo tipo 2 da dengue. A vítima era morador da área de abrangência do Centro de Saúde União dos Bairros.

A Secretaria de Saúde reforça aos moradores de toda a cidade o alerta de que continuem realizando e colaborando com as ações da Prefeitura para prevenção e combate a arboviroses.

Outros óbitos

Os outros três óbitos registrados em Campinas em decorrência a dengue são de idosos entre 86 e 94 anos. São eles:

  • Homem, 94 anos, atendido na rede privada e morador da região de abrangência do Centro de Saúde Integração. Ele apresentou sintomas em 10 de fevereiro e o óbito ocorreu em 15 de fevereiro. O sorotipo não foi identificado no exame.
  • Mulher, 86 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde DIC III. Ela apresentou sintomas em 11 de fevereiro e o óbito foi em 15 de fevereiro. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
  • Mulher, 94 anos, atendida na rede privada e moradora da região de abrangência do Centro de Saúde Eulina. Ela apresentou sintomas em 30 de janeiro e o óbito foi em 12 de fevereiro. A confirmação da infecção é do sorotipo 1.

Estatísticas e emergência

Desde início do ano até está segunda-feira (18), foram notificados 25.776 casos e a confirmação de 21.571 casos em Campinas. A cidade está oficialmente em situação de emergência em decorrência da epidemia desde o dia 7 de março.

Preocupação

A cidade está em maior alerta visto que esta é a primeira vez na história que Campinas registra a circulação simultânea de três sorotipos da dengue: DEN 1, DEN 2 e DEN3.

Foi observado pela Secretaria da Saúde também o aumento de casos confirmados nas últimas semanas e de acordo com as projeções feitas a probabilidade é de Campinas alcançar o pico da epidemia em abril.

O que já foi feito?
Desde dezembro de 2023, a Secretaria de Saúde de Campinas vem colocando em prática ações e medidas consideradas adicionais junto ao plano regular de prevenção e combate à dengue.

Somente neste ano, 31,6 mil imóveis receberam os agentes de saúde ao longo de seis mutirões municipais e ações de visitas as residências com o trabalho de orientar a população e eliminar criadouros do mosquito. Segundo dados mais de 32 mil criadouros foram eliminados durante as visitas dos agentes de saúde.

Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros estão nas residências.

Comitê de prevenção

Desde 2015, a Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.

Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa.

No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também