Um grupo de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participou de um dos maiores eventos de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Summit & Expo, realizado de 19 a 21 de março, em Taiwan. Todas as despesas de viagem e estadia dos prefeitos foram custeadas pelo governo de Taiwan.
Integraram a missão brasileira os prefeitos Gustavo Reis (Jaguariúna) – que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, formado por chefes do Executivo municipal das 20 cidades que compõem o colegiado –, Cláudio Leitinho (Nova Odessa), Marquinho Oliveira (Morungaba), Fernando Capato (Holambra), Júnior Felisbino (Cosmópolis) e Dario Pacheco (Vinhedo), além do secretário de Governo de Sumaré, Odair Dias, e de Maurício Baroni Filho, presidente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), de Elias Fausto.
A missão foi liderada pelo prefeito Gustavo Reis, que fez uma apresentação sobre as iniciativas tecnológicas e potenciais das cidades da RMC, além de destacar iniciativas de Jaguariúna, que foi eleita, por cinco vezes consecutivas, a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, pelo ranking Connected Smart Cities.
“Foi um evento muito produtivo, onde pudemos aprender mais sobre cidades inteligentes e como melhorar ainda mais os serviços públicos em nossos municípios. Também foi uma excelente oportunidade para atrair mais negócios para nossas cidades, gerando mais empregos e renda”, disse Gustavo Reis.
“Tivemos também várias agendas bilaterais e novos conhecimentos de cidades inteligentes e conectadas. Visitamos órgãos municipais da Prefeitura de Taiwan, como o Departamento de Trânsito, e conhecemos novas tecnologias de segurança nas escolas e nas áreas de saúde pública”, completou.
Taiwan é um dos maiores centros de tecnologia e produção de semicondutores, componentes que estão presentes em todos os celulares e outros aparelhos. “Nossa região tem importantes parques tecnológicos, com a presença de várias multinacionais do setor. Por isso, é fundamental estabelecermos novas parcerias e criarmos novas oportunidades de investimentos e geração de empregos e renda para nossa população”, concluiu Gustavo.