Em Sumaré, as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) possuem os Centros TEA dentro dos Centros da Criança da cidade onde podem receber tratamento humanizado e especializado. Os Centros são uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Saúde.
Os Centros de TEA recebem crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos que foram encaminhadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para que passem por avaliação, diagnóstico e acolhimento. Os jovens passam pelo primeiro atendimento na unidade e após os testes e a finalização do diagnóstico são encaminhados para os acompanhados com as terapias especificas de cada caso. Os Centros ampliaram os atendimentos destes casos que já eram realizados pelas entidades APAE e Pestalozzi.
O diagnóstico é clínico sendo realizado através de observação nos sinais e sintomas específicos apresentados pela criança. São avaliados os sintomas comórbidos, a história do desenvolvimento neuropsicomotor e anormalidades, antecedentes gestacionais e neonatais, comportamento de sono e alimentar, a história familiar, aplicação de escalas, o relato de professores e cuidadores além da observação direta com entrevista com a criança. Em alguns casos, a avaliação é multiprofissional.
“Os Centros de TEA visam a ampliação do atendimento ofertado, ofertando auxílio e assistência adequada e humanizada para casa caso, de maneira digna e com muito cuidado e atenção. São um grande reforço no auxílio para nossos moradores com TEA, que precisam de um atendimento específico e com muito carinho”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
As crianças que recebem acompanhamento e assistência são encaminhadas para as terapias especificas como fonodiaulogia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia. Outros tipos de abordagens terápicas são realizadas de acordo com cada caso individual além do tempo e quantidade de terapia é definido por cada profissional.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida por comportamentos que incluem: dificuldades na interação social/comunicação e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos.
O Centro da Criança da Área Cura está localizado na Rua Livino Pedroso do Amaral, 288, Parque Bandeirantes. A unidade do centro fica na Avenida 3M, 50, centro.