sexta-feira, 22 novembro 2024
INICIATIVA

Americana terá uma nova edição do Programa Educação Empreendedora

Anúncio foi realizado na última sexta-feira (05) pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação

As secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico de Americana em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) anunciaram nesta sexta-feira (05) uma nova edição do Programa Educação Empreendedora.

O Programa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do potencial empreendedor nos mais de 2,1 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental dos cinco CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) de Americana. Neste ano além do desenvolvimento empreendedor realizado nas aulas será incorporado também a questão do desenvolvimento socioemocional.

A iniciativa tem sua base em dois pilares principais, a educação sendo protagonista no processo de transformação digital da nossa sociedade e cultura empreendedora atual e o entendimento do empreendedorismo como uma forma de autorrealização.

O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, citou o resultado positivo do trabalho proposto em 2023. “Tivemos como resultado o despertar de competências e de habilidades e o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos nossos estudantes, por isso decidimos pela continuidade desta parceria tão acertada”, explicou.

Durante as aulas, os estudantes aprenderão sobre o assunto através de atividades literárias, filmes e dinâmicas que os levem a refletir sobre valores, cidadania, ética, diversidade, sustentabilidade, atitudes empreendedoras e a busca do autoconhecimento.

Ao longo do ano letivo os professores devem aplicar as atividades pedagógicas descritas pelo projeto, instigando reflexões sobre o mundo das profissões, o planejamento para a realização de sonhos e o valor do trabalho.

“A educação empreendedora é algo muito importante para a formação de nossas crianças, porque não só as ensina que com planejamento e trabalho elas podem ser o que elas quiserem, como também trabalha o comportamento empreendedor das mesmas, que as ajudarão em diversas esferas de suas vidas, mesmo que não sejam de fato empreendedoras”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também