Para comemorar os 144 anos de fundação de Americana, celebrados no próximo dia 27, uma programação oficial de eventos e atividades públicas – organizados em conjunto pela prefeitura, Câmara e empresas parceiras – foi divulgada ontem pela Administração. A partir da próxima quarta-feira (14) e até o final do mês de agosto estão previstas ações por toda a cidade, incluindo apresentações, palestras, exposições, visitas guiadas e uma solenidade na data do aniversário.
Além do Poder Público, a programação é uma realização dos Historiadores Independentes de Carioba, Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi, Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Americana e da Associação Prosa Cariobense. Os eventos têm apoio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Etec Polivalente, Instituto Educacional de Americana, Unicamp, Centro de Memória Unicamp (CMU) e Pati Tour – Turismo Pedagógico. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas são direcionadas a públicos específicos, enquanto outras precisam de inscrição prévia.
A programação começa na quarta com apresentação da Banda Municipal Monsenhor Nazareno Magi – “Concerto Tributo a Michael Jackson”, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol). No dia 27, será realizada uma sessão solene e a abertura de uma exposição na Câmara. Com início às 19h30, o evento vai contar com receptivo de Marcelo Louback e execução do Hino de Americana pelo quarteto da Orquestra Sinfônica do município. A relação com todos os eventos, publicada ao lado, está disponível também nos sites da prefeitura (www.americana. sp.gov.br) e da Câmara (www.camara-americana.sp.gov.br).
Cidade nasceu com impulso ferroviário
Os primeiros registros sobre a ocupação do território de Americana datam do final do século XVIII e fazem menção a Antônio Machado de Campos, Antonio de Sampaio Ferraz, Francisco de São Paulo e André de Campos Furquim, que se estabeleceram nas terras de Salto Grande, distribuídas ao longo das margens dos rios Atibaia e Jaguari, afluentes do Rio Piracicaba.
A construção da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, iniciativa dos fazendeiros de café da região, facilitava o escoamento de produtos. Naquele período, com o loteamento de terras ao redor da estação, hoje área central, pelo Capitão Ignácio Correa Pacheco, formou-se o 1º núcleo urbano. A estação ferroviária de Santa Bárbara, como se chamava no início, teve sua inauguração em 27 de agosto de 1875, com a presença de D.Pedro II, data considerada como fundação do município de Americana.