Nove condutores foram autuados em blitz da Lei Seca no final de semana, em Sumaré, acusados de dirigir sob efeito de álcool.
A fiscalização, realizada dentro do “Programa Direção Segura” – ação coordenada pelo Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito) para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – ocorreu entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (29).
Ao todo, segundo balanço divulgado pelo Detran.SP, foram fiscalizados 480 veículos nas avenidas Eugênia Biancalana e Rebouças.
Os nove condutores (que não tiveram suas identidades reveladas) foram autuados por “embriaguez ao volante” ou recusa ao teste do etilômetro (bafômetro) e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
AÇÃO INTEGRADA
O “Programa Direção Segura” integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Pela chamada “Lei Seca” (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) seja efetivamente suspensa.
Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.