A Prefeitura de Hortolândia faz um alerta, conforme a orientação do governo do Estado, sobre a importância de receber a vacina contra a febre amarela, por conta de dois casos confirmados na região, sendo um óbito. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que, para que a população possa se proteger contra a Febre Amarela, o município ampliou a oferta da vacina para todos os dias da semana. Antes, a vacinação era feita em apenas dois dias da semana. Além disso, as equipes das UBSs farão busca ativa das pessoas que estiveram com vacinas atrasadas.
Segundo a coordenadora, a vacina é aplicada em duas doses em pessoas com menos de cinco anos de idade. A primeira dose é aos nove meses e a segunda aos quatro anos. Já para pessoas acima de cinco anos, a orientação é receber uma dose. “Quem não tiver certeza ou não tiver comprovante de ter tomado a vacina, orientamos para que procure a UBS mais próxima de onde mora ou de referência para que receba a vacina, e assim ficar imunizado contra a doença”, reforça Ana Paula.
Ainda de acordo com a coordenadora, a transmissão da febre amarela se dá em ambiente rural ou áreas de mata onde pessoas são picadas por mosquitos infectados com o vírus causador da doença.
Principais sintomas da febre amarela:
- Febre Alta;
- Calafrios;
- Dor de cabeça intensa;
- Dor muscular;
- Prostração;
- Náusea;
- Vômito.
A Febre Amarela pode levar a óbito, por isso a Secretaria de Saúde reforça a importância das pessoas se vacinarem contra a doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, desde 2019 Hortolândia não registra casos notificados, suspeitos nem óbitos da doença. A vacina contra a Febre Amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação.