A Prefeitura de Paulínia, através da Secretaria de Saúde, iniciou o serviço do Consultório na Rua em conjunto com as ações das Secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Civil, como componente da Atenção Primária em Saúde, voltada para atender pessoas que estão em situação de rua. Com o atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.
O serviço é realizado em uma van adaptada, equipada com materiais básicos para um consultório, como mesa, pia, bancada e ar condicionado, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínico e infectologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social.
O prefeito de Paulínia, Du Cazellato, destacou que esse é mais um avanço na área da saúde da cidade. “Com o Consultório na Rua, estamos avançando na implantação de um SUS (Sistema Único de Saúde) mais inclusivo, levando mais dignidade à população de extrema vulnerabilidade”, afirmou Cazellato.
O serviço é para diversas necessidades e problemas de saúde da população em situação de rua, como doenças infectocontagiosas, doenças respiratórias, transtornos mentais, problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, violências, entre outros, e também compõem a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).
“O Consultório na Rua é um serviço com característica itinerante, oferecendo atendimento às pessoas que, em situação de rua, que não se vinculam ou ainda não acessam com rotina os serviços de Atenção Primária de Saúde. Sua principal premissa é proporcionar cuidado de forma universal, e propiciar equidade, buscando atender o usuário no local em que se encontra”, completou o secretário de Saúde, Alexandre Brandt.
Segundo o secretario de Saúde, Alexandre Brandt, caso seja necessário um atendimento mais específico, de acordo com os critérios estabelecidos pela equipe multidisciplinar, o paciente é encaminhado para alguma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.
O secretário destacou ainda que o serviço também atuará em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços de Urgência e Emergência, Serviços de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis, Ambulatórios Especializados, Serviços de Pronto Atendimento (PA) e outros pontos de atenção da rede de saúde. “Portanto, o Consultório é um grande articulador e promotor de acesso à rede de cuidados de saúde”, concluiu.