Cerca de 750 motoristas que trabalham nos ônibus do Consórcio BUS, composto por empresas que operam mais de 150 linhas do transporte intermunicipal na RMC (Região Metropolitana de Campinas), serão submetidos a treinamento para melhor atendimento a passageiros com mobilidade reduzida.
As atividades começaram ontem, em Valinhos, e serão realizadas nas diversas empresas do consórcio, como em Hortolândia e Campinas, até o início de fevereiro de 2020.
SENTIR NA PELE
A novidade é que durante esse treinamento, os motoristas simulam que eles próprios são os usuários com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes ou deficientes visuais. Dessa forma, diz o Consórcio BUS, “os motoristas se colocam no lugar dos passageiros com dificuldades”.
O treinamento conta com barriga falsa de gestante, pesos para os pés para simular o idoso com dificuldade de locomoção, óculos de EPI com riscos para simular uma catarata para quem os usa, além de muletas e tampões para os olhos.
Durante as aulas, os condutores ficam no lugar dos passageiros e dão uma volta de ônibus em pé, onde podem perceber o quanto é difícil para quem tem alguma dificuldade de locomoção, seja quando o motorista faz uma curva mais fechada, quando acelera um pouco mais o ônibus ou dá uma freada mais brusca.
Os motoristas são orientados sobre como deve ser o embarque e desembarque de cadeirantes e também sobre as normas e procedimentos do Consórcio BUS.
O treinamento é coordenado pela gerente corporativa de RH do Grupo Belarmino, Eliana Vilches, sendo ministrado pelos instrutores, que passam as regras de dirigibilidade e as normas de segurança aos motoristas, e mais três psicólogas especializadas em gestão de pessoas.