A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, já avançou 16,55% nas obras de substituição e modernização de redes de água no bairro Chácara Dante Marmirolli. A intervenção faz parte de um programa da empresa para ampliar e modernizar o sistema de distribuição de água do município.
No total, 640 metros de tubulação já foram trocados na rua Ambile Paviotti. A intervenção contempla a troca total de 2,4 quilômetros, com o objetivo de melhorar o abastecimento local e reduzir as manutenções corretivas nas tubulações do bairro, beneficiando os moradores.
Os trabalhos ocorrem sempre das 8h às 17h e somente aos sábados e segundas-feiras, com a execução de 80 metros de redes por dia. Ao longo deste mês, as equipes seguem atuando na rua Amábile Paviotti e depois seguem para as ruas Um, Três, Seis, João Coalho, Alcina Yanssen, Antônio Benedito Zancheta e Avenida Rasminio Wolf. A obra teve início em abril e a previsão é que seja concluída em 5 meses.
A nova rede que está sendo instalada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), um material mais resistente e com baixo efeito de incrustação. Além disso, é de fácil manuseio e instalação e têm alta durabilidade.
É importante reforçar que a nova rede entrará em operação somente após o término da obra, pois deverá passar por teste de estanqueidade para garantir que não há perdas no novo trecho e, logo na sequência, pela lavagem e cloração para desinfecção e posterior liberação.
Após a conclusão de todas as etapas mencionadas, a rede atual será completamente desativada e o abastecimento passará a ser pela rede nova implantada.
“A proposta da concessionária, com a troca das redes, é atuar diretamente na modernização das tubulações e na redução das ocorrências de vazamentos e, desta forma, assegurar a disponibilidade de água para o bairro e garantir a qualidade. O plano de substituição de redes influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas são praticamente eliminadas pela redução do número de vazamentos nas tubulações”, destaca a gerente de operações Viviane Moraes.
Oscilação no abastecimento
Na fase final da obra será necessário realizar a interligação da nova rede ao sistema existente. Assim sendo, a concessionária precisará interromper o abastecimento, porém, essa intervenção será comunicada de forma antecipada para a população.