sexta-feira, 22 novembro 2024
MEDIDAS JUDICIAIS

677 detentos descumprindo regras das saidinhas foram recapturados

Na região de Campinas, o número de detentos recapturados foi de 64
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/SSP

Após o fim das saídas temporárias na última segunda-feira (17), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) contabilizou 677 detentos flagrados descumprindo as medidas judiciais impostas para o benefício.

A maioria das prisões realizadas pela Polícia Militar aconteceu na cidade de São Paulo e região metropolitana, com 194 detentos recapturados. Ribeirão Preto vem na sequência, com 111 presos, e a região de Campinas, com 64.

Assim que recebem o benefício e saem do presídio, os presos devem permanecer na cidade declarada à Justiça, ficam proibidos de frequentar bares, boates, envolver-se em brigas, andar armado ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante ao Poder Judiciário. Ainda devem permanecer em casa durante o período noturno. A violação dessas medidas pode resultar na detenção do sentenciado.

No estado de São Paulo, desde o ano passado, todo detento flagrado infringindo as regras é reconduzido ao Instituto Médico Legal. Após o exame pericial, o policial responsável pela condução leva os sentenciados aos Centros de Detenção Provisória ou para a Penitenciária Feminina da capital, conforme prevê uma portaria da SSP (Secretaria da Segurança Pública) com o aceite da Secretaria de Administração Penitenciária.

Além disso, o acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça de São Paulo permite que os policiais tenham acesso às informações dos detentos beneficiados. Dessa forma, é possível verificar durante a abordagem se as regras da saída temporária determinadas pela Justiça estão sendo cumpridas.

Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária, dos quais o TODODIA teve acesso, aqui na região, 172 beneficiados pela última saidinha estão foragidos e sendo investigados para serem recapturados novamente as unidades prisionais. Ao ser recapturados, eles perdem direito ao benefício.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também