A partir desta segunda-feira (1) os estudantes da rede estadual de São Paulo com rendimento baixo neste primeiro semestre de 2024 terão a chance de recuperar as notas. As aulas serão para quem obteve média abaixo de cinco nos dois bimestres em quaisquer disciplinas do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
As aulas de reforço serão divididas em duas etapas: de 1° a 5 de julho, última semana antes das férias de inverno, e de 29 de julho a 2 de agosto. Após o período, os estudantes serão avaliados em uma avaliação marcada para 5 de agosto. A nova nota substituirá a menor entre os dois bimestres anteriores, contribuindo assim para a redução das defasagens no ensino.
Em dezembro, os alunos que apresentarem dificuldades no terceiro e quarto bimestre terão a mesma oportunidade de seguir com as aulas de reforço e de realizar a prova de recuperação antes do fim do ano letivo.
Férias de inverno
Além do período de recuperação, o mês de julho serve para descanso. Entre os dias 9 e 28, as atividades escolares entram em recesso nas 91 diretorias regionais de ensino. A volta às aulas para o segundo semestre está marcada para acontecer no dia 29 de julho.
As unidades de ensino devem garantir, no mínimo, 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo que seja, as atividades suspensas podem ser repostas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias
Em casos como esse, a decisão deverá ser discutida pelo conselho escolar e homologada pela direção e diretoria de ensino. Cada unidade de ensino tem autonomia para definir a melhor data para reposição.