Na noite da última segunda-feira (1º), a Defesa Civil Municipal e o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa deram início Plano de Contingência e Proteção a cidadãos em situação de rua neste inverno. Na primeira noite de ronda e atendimento, foram distribuídos 6 cobertores e 4 agasalhos, para oito cidadãos em situação de rua. A temperatura mínima na cidade atingiu 7,8 graus na última madrugada. Os cobertores e agasalhos distribuídos aos transeuntes são encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade, e são fruto da Campanha do Agasalho.
“Saímos em dois agentes e passamos nos pontos de costume, onde encontramos os moradores de rua. Alguns ainda estavam utilizando cobertores de ações passadas da Defesa Civil. Mesmo assim, distribuídos mais seis cobertores nesta primeira noite”, comentou o coordenador Vanderlei Wilians Vanag.
“A recepção deles sempre é positiva, porque eles nos conhecem e conhecem o trabalho da Defesa Civil de Nova Odessa, por isso aceitam bem nossas iniciativas de apoio. Eles sabem que estamos levando ajuda a ales. Hoje (02/07) à noite, se a temperatura estiver baixa, vamos sair novamente para ajudar essa população mais vulnerável”, garantiu Vanag.
“Fiquei muito preocupada nesta noite (de segunda para terça-feira), porque estava muito frio. Mas vamos atender todas essas pessoas com apoio e cobertores. Nós, do Fundo Social, temos essa missão de ajudar os mais carentes, em apoio à Defesa Civil”, afirmou a presidente do órgão, Rose Miranda.
2024 é o quarto ano consecutivo em que a gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) desenvolve uma sistemática para atendimento a este público mais vulnerável – principalmente em situações de frio extremo, que podem levar à hipotermia.
“Em Nova Odessa, todo cidadão tem seus direitos respeitados e é tratado pelo Poder Público como um ser humano. Por isso, desde o inverno de 2021, a nossa gestão mantém um plano de contingência envolvendo todas as secretarias, que pode ser colocado em prática sempre que houver baixas temperaturas, com ações de auxílio para essa população vulnerável”, justificou o prefeito recentemente.
Conforme o plano aperfeiçoado desde 2021, sempre que as temperaturas caírem, Defesa Civil e GCM (Guarda Civil Municipal) percorrem os pontos onde estes cidadãos costumam ser encontrados, oferecendo cobertores e agasalhos do Fundo Social de Solidariedade. Desde 2023, foi definido também que o abrigamento noturno, caso necessário, pode acontecer no Ginásio de Esportes do Jardim São Jorge.
Sempre que necessário, além das diversas áreas da Prefeitura, a Defesa Civil Municipal pode acionar também o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, a Associação dos Bombeiros Civis Voluntários e a Coden Ambiental, entre outros agentes.
Se algum cidadão se deparar com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é feito 24 horas. Ou então acionar a Defesa Civil do Estado pelo 199.