A Receita Federal em São Paulo realizará um leilão regional de mercadorias apreendidas ou abandonadas. O leilão será conduzido pela Alfândega de Guarulhos incluindo 208 lotes no total. Entre as mercadorias disponíveis no leilão, há smartphones, notebooks, tablets, switches, componentes e periféricos de informática, acessórios e peças de celular, fones de ouvido, microfones, instrumentos musicais, mesa de som, câmeras, sensores, perfumes, relógios, bolsas, itens de vestuário, patinetes e veículos.
Estarão disponíveis também ferramentas, luminárias, automóveis de passeio e ônibus, assim como veículos na condição de sucata com reaproveitamento de peças e resíduos para destruição ou inutilização. O leilão será conduzido de forma on-line e o período de recebimento das propostas vai das 10h do dia 22 até às 18h do dia 26 de agosto. A sessão para lances está prevista para às 10h do dia 27, no horário oficial de Brasília.
Os lotes poderão ser visitados entre o dia 19 a 23 de agosto, em diversos locais e Unidades da Receita Federal no estado de São Paulo (Araraquara, Santos, Santo André, São Paulo, Guarulhos, Bauru, Taubaté, Sorocaba e São Bernardo do Campo) e poderão ser examinados, mediante agendamento, em dias de expediente normal, nos endereços, datas e horários indicados no edital do leilão. Os participantes terão 30 dias para retirada dos lotes arrematados.
É importante destacar que, as mercadorias do tipo “celular e acessórios” não poderão ser comercializadas, ainda que arrematadas por pessoa jurídica. O edital, relação das mercadorias, fotos e demais informações relativas ao leilão poderão ser encontradas na página: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal/edital/800100/2/2024
A Receita Federal alerta para a realização de lives fraudulentas simulando leilões de mercadorias apreendidas em plataformas de redes sociais. É importante ressaltar que, a participação nos leilões eletrônicos da Receita Federal acontece exclusivamente por meio do serviço “Sistema de Leilão Eletrônico” podendo ser acessado via e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) mediante a identificação digital da conta Gov.br, sendo necessário ter nível de confiabilidade Parte ou Ouro.
O pagamento das mercadorias arrematadas no leilão deverá ser realizado através do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e jamais por meio de depósitos ou transferências para contas de terceiros. Para mais informações sobre como participar dos leilões estão disponíveis no site da Receita Federal; https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/leilao