sexta-feira, 22 novembro 2024
CIDADE VERDE

Incentivo do replantio de diversas espécies em Nova Odessa

De acordo com a legislação municipal em vigência, os moradores são responsáveis por retirar os tocos das árvores cortadas e plantar novas mudas dentro de um prazo estabelecido após a remoção autorizada das árvores antigas, geralmente condenadas
Por
Vitória Silva

O plantio de árvores pode ter vários objetivos, como ajudar a combater o aquecimento global e as mudanças climáticas, promover ambientes acolhedores e ar limpo, e revitalizar e embelezar a área urbana.

Em Nova Odessa, de acordo com a legislação municipal em vigência, os moradores são responsáveis por retirar os tocos das árvores cortadas e plantar novas mudas dentro de um prazo estabelecido após a remoção autorizada das árvores antigas, geralmente condenadas.

Consta no artigo 5º da Lei Municipal nº 2.896 de 2014, que “destoca, ou seja, a remoção de tocos, e a recuperação de passeio público são de responsabilidade do proprietário do imóvel e devem ser executada no prazo de 60 dias após a supressão arbórea, sob pena de multa, sem prejuízo da obrigação da compensação ambiental.

A destoca e o replantio não são apenas obrigações legais, mas também uma chance para que cada morador contribua de forma ativa para um futuro mais verde e saudável.

A diretora de Meio Ambiente de Nova Odessa, Daniela Fávaro, comenta que a iniciativa visa reforçar o compromisso da cidade com o Meio Ambiente e honrar o título oficial de ‘Paraíso do Verde’, melhorando o ambiente urbano e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

“Nova Odessa, sempre foi vista como o ‘Paraíso do Verde’, e a gente não pode deixar que esse slogan desapareça. A intenção é que tire sim a árvore, que é uma árvore que a gente chama de árvore de problema e plante uma árvore nova, adequada ao calçamento”, comenta Daniela Fávaro.

Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA

Para a árvore ser retirada, é realizado todo um estudo antes. “ A gente faz todo um estudo nessa árvore e verifica, porque como é uma árvore antiga, às vezes, pode estar com alguma necrose de caule, pode já estar com oco, danificada com o tempo, pode estar com inclinação devido àquelas podas que fazem para desviar a fiação, então ela está desequilibrada, então, se isso acontecer, vamos até o local e fazemos todo um laudo técnico para fazer a supressão”, explica a diretora de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente, está avisando a população de que não é uma obrigatoriedade da lei, mas por uma questão de consciência, retire o tronco que está na frente de sua residência e plante uma árvore.

A Prefeitura distribui para a população algumas espécies de mudas para o replantio. Para conseguir uma muda, pode ligar para a Secretaria do Meio Ambiente ou no Instituto de Zootecnia, que será identificada a árvore adequada ao calçamento “Nós estamos incentivando, o nosso viveiro está repleto de mudas e a gente está doando as mudas para as pessoas fazerem o plantio”.

Foto: Tiago Nascimento / TV TODODIA

As espécies que são distribuídas para o replantio são a quaresmeira, ipê de jardim, mini flamboyant e resedá.

No dia 15 de fevereiro de 2024, Nova Odessa voltou a receber o certificado de qualificação no Programa Estratégico Estadual Município VerdeAzul. A cidade aparece na 21ª colocação do Grupo 3 (formado pelos municípios paulistas com população entre 50 mil e 100 mil habitantes) do mais recente Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas do Ciclo 2022/2023.

Foto: Daniela Fávaro
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também