quinta-feira, 21 novembro 2024
ESPECIAL ROCK FEST

Santa Bárbara inicia sua semana pré Rock Fest com história do Rock barbarense sendo contada em documentário

Documentário "Rock no seu interior" estreia nesta terça-feira, às 20, no Teatro Municipal Manoel Lyra
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

A constatação de que Santa Bárbara d’Oeste é a cidade do rock todo mundo já ouviu falar e, para mostrar isso, a semana do Rock Fest tem seu pontapé inicial para a semana dedicada ao gênero nesta terça-feira (20). O Teatro Municipal Manoel Lyra exibe gratuitamente a partir das 20h o documentário “Rock no seu interior”.

Produzido pelo publicitário e professor universitário Fabrizio Racaneli, o documentário traz em ordem cronológica, a história dos primeiros registros do rock na cidade de Santa Bárbara, resgatando a relação do gênero da cidade desde 1950 até os anos atuais.

Foto: TV TODODIA

Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo cultural, a obra é contada por cerca de 30 pessoas, entre músicos, produtores e historiadores e dedicada especialmente aos amantes do gênero musical rock ‘n’ roll e também moradores em Santa Bárbara d’Oeste e região, preservando a memória das pessoas que contribuíram para a disseminação do gênero no Município.

Segundo Fabrizio, esse projeto que vem sendo feito há meses, a narrativa é contada pelos artistas para todo o público, tendo uma construção feita com muito cuidado para valorizar um gênero tão querido por muitos. “Esses personagens que apresentaram de forma presencial através das suas bandas o rock para a população barbarense estarão nesse documentário contando as suas histórias”, diz.

Entre essas histórias, Fabrizio traz neste documentário momentos em que o rock era mais forte na cena barbarense, como o surgimento do lendário Bar Hitchcock, que junto a ele trouxe o surgimento de novas bandas.

A obra também traz as passagens de artistas como Rita Lee, que possui relação parental com a cidade, os shows de Raul Seixas e do Titãs em solo barbarense, o episódio do cantor Roberto Carlos que quebrou seu carro na cidade e a passagem de Mike Dirnt – baixista da banda de punk rock Green Day.

O diretor reforça que a finalização do documentário foi pensada justamente próximo ao período do Rock Fest, momento em que a cidade respira rock e aguarda ansiosamente para apreciar as bandas locais, regionais e grandes artistas nacionais. “O município é reconhecido por esse evento, pela importância que ele tem para a música, mas entendo que só chegou a ser o que é hoje porque tem esse plano de fundo, existe essa história que foi construída ao longo dos anos”, destaca.

Um dos momentos altos do documentário é mostrar que o gênero permanece vivo, estando sempre presente em alguns momentos da história musical, passando sua história de geração em geração. Para apreciar a obra, que traz todo essa trajetória em 69 minutos, basta comparecer ao teatro com 1h de antecedência.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também