A Coligação “Sumaré para todos”, que tem como candidato à prefeitura o atual vice-prefeito, Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso (Republicanos), e como candidato a vice o vereador André Fernandes Pereira, o André da Farmácia (MDB), pediu à Justiça Eleitoral a impugnação do registro da candidatura de Éder Castro Ruzza, o Éder Dalben (Cidadania).
O grupo político alega que o uso do sobrenome do atual prefeito, Luiz Dalben (PSD), por Eder, cujo sobrenomes são Castro Ruzza, seria “única e exclusivamente”, para causar “confusão do eleitorado” e, dessa maneira, “alterar o desfecho da corrida eleitoral.”
A coligação de Henrique pede ao juiz eleitoral que Eder seja obrigado a alterar o nome na urna sob pena de indeferimento do registro de candidatura.
“É cristalina a intenção […]: atrelar a sua qualificação ao chefe do poder executivo para induzir os eleitores em erro e angariar votos, o que é amplamente rechaçado pela legislação eleitoral e pela jurisprudência pacificada dessa justiça especializada”, traz trecho da representação.
Para justificar o pedido, o advogado Ademir de Almeida Teruel, que representa a Coligação “Sumaré para todos”, cita a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que determina que o nome dos candidatos na urna eletrônica não estabeleçam dúvida quando a identidade dos postulantes.
“Ocorre que ele não é parente consanguíneo de nenhum dos referenciados agentes políticos, tanto é assim que possui o sobrenome ‘Lázaro Castro Ruzza’. Ademais, ele jamais foi conhecido no município como ‘Eder Dalben’, conforme se depreende das suas redes sociais e de pretérito registro de candidatura”, diz ainda o documento.
A representação traz uma reprodução do histórico de alterações da página pessoal do Facebook de Eder. Até o dia 7 de março deste ano, o candidato se identificava como “Eder Ruzza”. No dia 8 do mesmo mês, o nome foi alterado para “Eder do Dalben”, depois, em 25 de maio, houve mais uma mudança para “Eder Dalben.”
“Trata-se de uma clara tentativa de colocar o seu plano em prática e incutir nos eleitores um pseudoparentesco com o atual prefeito de Sumaré”, argumenta Teruel.
Eder, no entanto, é tio materno do prefeito Luiz Dalben. Nas eleições municipais de 2020, o candidato concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de Sumaré usando com o nome de “Eder Ruzza’ nas urnas.
A TV TODODIA entrou em contato tanto quanto Henrique do Paraíso quanto com Eder Dalben para comentar o episódio. A assessoria de Eder afirmou que enviará uma nota ainda nesta sexta-feira (23) comentando o assunto. Henrique do Paraíso não respondeu até o fechamento desta reportagem.