A população pode ajudar a combater o Aedes aegypti com ações simples. Uma delas é evitar o acúmulo de água parada em recipientes descartáveis deixados pela casa. Água parada favorece a reprodução do mosquito. A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer parte dela para eliminar o inseto com a busca ativa em diferentes regiões da cidade. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre os bairros Jardim Amanda, Jardim Everest, Jardim Santo André e Jardim São Bento, nesta semana.
A reprodução do Aedes aegypti começa quando a fêmea deposita os ovos em água parada. Os ovos crescem, se transformam em larvas, depois em pupas até se tornarem adultos. De acordo com a UVZ, o mosquito adulto vive, em média, 40 dias.
Por isso, a UVZ reforça a orientação para que os moradores façam a limpeza constante de quintais e áreas externas de suas casas. Essa ação é importante para evitar que nesses locais fiquem expostos ao ar livre grandes quantidades de garrafas PET, embalagens plásticas e pneus velhos. Esses objetos podem acumular água parada, proveniente de chuvas, e assim servir de criadouros de Aedes aegypti.
A Prefeitura reforça para as pessoas que o descarte correto desses objetos deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município.
O órgão também orienta que os moradores devem manter tampados tonéis, barris e caixas d’água para evitar que a fêmea do Aedes aegypti deposite ovos que darão origem a mais mosquitos. Em caso de ocorrência de chuva, a UVZ orienta que é importante a população se atentar para a formação de poças e eliminá-las.
CASA A CASA
A ação de busca ativa realizada pela UVZ consiste em visitas casa a casa para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.
Nas visitas, os agentes também dão orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Eles ainda inquirem se algum ocupante da casa está com algum sintoma de Dengue, Zika ou Chikungunya. Em caso positivo, a orientação é para que a pessoa procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência.
A Prefeitura reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada em suas casas dos agentes da UVZ. Eles estão identificados com crachá e uniforme. Para saber em quais ruas e regiões será feita a ação, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 12.700 casos notificados de Dengue, dos quais 3.382 positivos e cinco óbitos. Já de Chikungunya são 20 casos notificados, sendo dois positivos e nenhum óbito. O município tem ainda um caso suspeito de Zika que aguarda resultado.
VACINA CONTRA DENGUE
A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a vacinação contra a Dengue. Atualmente, a vacina está disponível em 16 UBSs, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, das 8h às 15h30. A vacinação é feita em dias diferentes da semana nas unidades (confira o quadro abaixo).