A CPFL Paulista, através da campanha Guardião da Vida, faz um alerta sobre a importância de realizar serviços de podas e plantas, para o crescimento saudável da vegetação e, principalmente, para a prevenção de acidentes. Quando são realizadas próximas a redes elétricas, essas intervenções se tornam mais essenciais. Os serviços devem ser realizados periodicamente e apenas por profissionais habilitados.
O principal risco dessas intervenções em árvores próximas às redes de distribuição de energia elétrica são os choques elétricos. De acordo com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), no ano de 2023, as podas e outra atividades como obras civis e instalação de antenas de TV e telefonia foram responsáveis por 418 acidentes em áreas com redes aéreas no Brasil, sendo 267 fatais.
Além de prevenir choques elétricos, fazer podas de árvores seguindo os procedimentos de segurança adequados, garante a integridade do sistema elétrico. Galhos e pedaços de tronco podem cair ou se manter muito próximos às redes de distribuição, provocando interrupções no fornecimento de energia, curtos-circuitos e até o desligamento da iluminação pública.
Fique atento:
- Antes de plantar uma árvore, consulte a legislação ou guia de arborização urbana do município.
- Caso seja inevitável plantar abaixo da rede de distribuição de energia, prefira espécies de pequeno porte, que não atingirão a fiação quando adultas.
- Jamais toque ou tente retirar galhos caídos sobre a rede de distribuição.
- Nos casos em que galhos de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da CPFL Paulista por meio dos canais de atendimento: www.cpfl.com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 010 1010 (ligação gratuita).