sábado, 23 novembro 2024

Unicamp supera a marca de mil empresas-filhas

O mapeamento de 2020 realizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou mais de mil empresas-filhas, como são conhecidos os empreendimentos cujos fundadores têm ou tiveram vínculo com a universidade, em sua maioria (92%) por alunos ou ex-alunos da Unicamp. 

Ao todo, foram cadastradas na base da agência 1.038 empresas-filhas, sendo que 929 delas estão ativas e que, nesse último ano, faturaram juntas R$ 8 bilhões e geraram 33.315 empregos. 

“Não temos dúvida de que as empresas-filhas da Unicamp impactam grandemente na economia do país em termos de faturamento, geração de empregos e, em tempos de pandemia, trazem tecnologias e conhecimento que alteram a forma como as pessoas organizam suas vidas e, as empresas, suas formas de operação. Nossas empresas-filhas são exemplos claros disso, e também de como o trabalho da Unicamp em formar profissionais com pensamento crítico e perfil empreendedor faz a diferença no país”, comenta o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp. 

Frateschi analisa que o impacto tende a ser ampliado nos próximos anos, uma vez que o levantamento 2020 apontou que 89,7% das empresas-filhas são micro ou pequenas empresas e muitas tendem a crescer e se posicionar no ecossistema a partir do exemplo de outras grandes empresas-filhas da Unicamp como é o Grupo Movile. 

Fundado pelo ex-aluno do IC (Instituto de Computação) da Unicamp Fabricio Bloisi, o grupo se tornou líder no ramo de tecnologia da América Latina e hoje emprega diretamente mais de 4,4 mil pessoas, além de impactar a vida de um bilhão de pessoas por meio dos aplicativos de suas empresas. 

Atualmente, o grupo é formado por Movile, iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos. 

O mapeamento das empresas-filhas da Unicamp constatou que 94,7% delas estão localizadas na região Sudeste, em sua maioria no Estado de São Paulo (87,3%). Quando o recorte é realizado no Estado paulista, percebe-se que a concentração é na RMC (Região Metropolitana de Campinas), 59,9%, “o que demonstra a competência da universidade em atrair e formar os melhores talentos, que vão ser agentes transformadores de nossa região”, comemora o diretor-executivo da Inova. 

Uma informação adicional no levantamento deste ano é que a taxa de empreendedorismo – representada pelo número de empresas fundadas ao ano – vem crescendo, em resposta positiva ao trabalho da universidade de estímulo à cultura empreendedora e à inovação. 

Das 223 novas empresas cadastradas desde o último mapeamento, 64% foram fundadas nos últimos cinco anos. Tal trabalho é fomentado por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, que é responsável por diversos programas e uma disciplina que impulsiona a cultura de inovação e empreendedorismo, e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), que é responsável por 7% das empresas-filhas da Unicamp, fundadas por ex-alunos e não-alunos da universidade.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também