A entrevista de emprego costuma representar o momento mais aguardado de um processo seletivo. Afinal, é nela que o recrutador avalia se o candidato preenche ou não os requisitos para ocupar uma vaga.
Essa etapa do processo gera grande expectativa de ambas as partes, além da ansiedade de quem busca uma recolocação profissional ou a primeira oportunidade de emprego.
A psicóloga organizacional Thaís Dassie afirma que para se preparar para uma entrevista de emprego é importante buscarmos mais informações sobre a empresa.
“Buscar saber sobre quais são as visões, missões e valores da empresa, preparar o currículo e ler, saber as informações na ponta da língua quando for perguntado e também pesquisar na internet sobre quais perguntas são mais utilizadas durante as entrevistas. Porque assim, você já consegue prever as perguntas e se preparar para as respostas mais atrativas para o mercado”, comenta.
A psicóloga comenta que se você foi chamado para uma entrevista de emprego, provavelmente é porque a empresa gostou do seu perfil para aquela vaga específica e enxergou potencial em você. Então, saber se comportar em uma entrevista, pode fazer toda a diferença para aqueles que sonham em conseguir a oportunidade de trabalho. Mesmo que não tenha uma fórmula mágica para isso, ter a consciência de como agir nesse momento, pode te ajudar a se destacar entre os candidatos.
“Hoje, o comportamento está sendo muito buscado dentro da agência de emprego, então muitos mapeamentos estão sendo realizados. Durante a entrevista a gente precisa prestar muita atenção se não estamos com as mãos cruzadas, isso pode parecer desinteresse pelo o que está sendo comunicado. Estão acontecendo muitas entrevistas de forma online, então se você ficar desajeitado, usar boné, mostrar desinteresse pelas expressões faciais, muito inclinado ou algo do tipo, mostrar que você não se preparou para o seu ambiente, isso vai parecer desinteresse da oportunidade”, explicou Thaís.
Tão importante quanto saber o que dizer em uma entrevista é saber o que não falar neste momento decisivo de um processo seletivo.
Evite:
- Gírias;
- Tome cuidado com vícios de linguagens;
- Não fale mal das empresas que trabalhou anteriormente, ex-chefes e antigos colegas;
- Questões pessoais, familiares e financeiras
Comportamento e vestimenta, em entrevistas de emprego são os elementos que mais chamam a atenção. Nada mais natural, já que os dois compõem a parte “visível” de um candidato.
“Entender qual é a vestimenta da empresa e a sua função, ajuda bastante. Agora, se você não tiver nenhuma informação sobre qual é a vestimenta que essa empresa tem, é muito importante que você busque se vestir de uma forma formal. Então sempre sapato fechado, calça social, roupa fechada, que não demonstre decote, evitar blusa que acaba ficando com alça para fora e a maquiagem, tente sempre colocar algo mais simples e neutro, porque quem tem que chamar atenção é o seu próprio talento’, diz a especialista
Quando o profissional que conduz o processo mostra que está gostando do papo, já dá uma pista de que o candidato está indo bem. O recrutador sempre mostra interesse de que gostou do que viu e ouviu.
“Quando a entrevista dura mais tempo do que você estava planejando, mas por interesse de quem está te entrevistando, que está te fazendo mais perguntas, investigando e trazendo mais interesse sobre a sua história e experiências, nesse momento, você pode ter certeza que foi bem positivo e que estão interessados no seu perfil”, explica Thaís.