sexta-feira, 22 novembro 2024
VIDA E OBRA

Documentário ‘Harmonias da Vida – Antonio Carlos Carvalho’ estreia nesta terça-feira

Lançamento acontece às 20h30 no Teatro Municipal Lulu Benencase
Por
Redação
Foto: Arquivo/TODODIA

O Teatro Lulu Benencase recebe nesta terça-feira (24), às 20h30, a lançamento de um documentário em homenagem ao produtor musical Antonio Carlos Carvalho. A produção “Harmonias da Vida – Antonio Carlos Carvalho”, tem estreia marcada para às 20h30, no Teatro Municipal de Americana “Lulu Benencase” e traz uma narrativa inédita sobre a vida e a carreira de um dos maiores nomes da música popular brasileira. Com entrada gratuita, o evento é aberto ao público e promete uma imersão na trajetória de um dos mais ilustres americanenses.

O filme apresenta a jornada de Antonio Carlos Carvalho, cidadão emérito de Americana, destacando seus momentos de ousadia e glória. Por meio do registro de uma entrevista exclusiva, realizada em 2018, o público terá a chance de conhecer a fundo o homem que foi responsável por inúmeras composições e produções de grande sucesso na música brasileira. Com mais de 100 músicas autorais gravadas e discos de ouro, platina e diamante, seu legado é inegável. Entre os artistas que gravaram suas obras estão Tim Maia, Raça Negra e Chitãozinho & Xororó.

Segundo o diretor do média-metragem, também fotógrafo Juarez Godoy, Carvalho é “é uma grande honra homenagear mais uma vez, meu célebre amigo Carvalho. Um patrimônio da cultura americanense e nacional”. Ele ainda destaca a emoção de sintetizar uma vida tão rica em apenas 40 minutos, algo que facilmente poderia se desdobrar em uma série ou longa-metragem.

O documentário conta ainda com depoimentos de Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, e outros grandes nomes da música nacional que conviveram com Carvalho.

Em 2022, Antonio Carlos Carvalho apresentou sua obra inédita “Princesa Tecelã” no encerramento do Juca Jazz Festival daquele ano, em um concerto realizado pela Orquestra Sinfônica de Americana e convidados. Esse evento marcou a sua última grande aparição pública.

Além da direção e fotografia de Juarez Godoy, assinam o roteiro Luceli Jandotti, a edição Rubens Rosa, produção artística de Lenir Boldrin, coordenação técnica, Carlos Sant’Anna e apoio iconográfico de Gil Produções e Rodrigo Carvalho.

Antes da exibição do documentário, o público poderá conferir a estreia de dois videoclipes de artistas locais:
“Choro Pra Você” de Iris Cordeiro e “No Jogo da Vida” de Janaína de Cássia, ambos com músicas autorais inéditas. O evento será animado pelo DJ Viny Blanco, que tocará discos de vinil com composições de Antonio Carlos Carvalho a partir das 20h. As obras audiovisuais foi realizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Conselho Municipal de Cultura de Americana e da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: Divulgação


Quem é Antonio Carlos Carvalho
Cidadão emérito de Americana, Antonio Carlos Carvalho foi um nome marcante na história da música popular brasileira. Nascido em 11 de março de 1945, formou-se no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em sua cidade natal. Sua carreira começou cedo: aos 17 anos, Carvalho iniciou sua trajetória como jornalista. Com apenas 20 anos, foi contratado pelas rádios Tupi e Difusora de São Paulo, onde trabalhou como radialista e jornalista por oito anos.

Paralelamente à sua carreira no jornalismo, Antonio Carlos Carvalho desenvolveu um talento especial como compositor musical. Autor de dezenas de músicas inéditas, ele teve mais de 100 composições gravadas por grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Rolando Boldrin, Wilson Simonal, Originais do Samba, Raça Negra, Eliana de Lima, Chitãozinho & Xororó, entre outros. Sua música “Canário do Reino” foi imortalizada na voz de Tim Maia e posteriormente interpretada por artistas como Mônica Salmaso, Fafá de Belém, Kid Abelha e Ivete Sangalo.

Como produtor e diretor artístico, Carvalho desempenhou um papel vital em várias gravadoras de renome, incluindo Chantecler, Continental, Warner Brothers, Polygram e RGE. Nelas, ele foi responsável pela revelação e produção de artistas icônicos como Belchior, Almir Sater, Sylvio Brito, Amado Batista e Eduardo Gudin.

Nos anos 1990, Carvalho ganhou notoriedade ao criar a chamada “febre do pagode” com o lançamento da banda Raça Negra, num período em que a música sertaneja predominava no mercado musical. Ele também foi pioneiro na popularização da música baiana ao lançar o Trio Elétrico Dodô & Osmar, com Armandinho e Moraes Moreira, em disco.

Carvalho foi amplamente reconhecido por seu sucesso como produtor, recebendo diversos discos de ouro, platina e diamante. Em 2022, estreou sua obra instrumental inédita “Princesa Tecelã” no Juca Jazz Festival, apresentada pela Orquestra Sinfônica de Americana, com a participação de convidados como o Corda Coral de Americana, Tonel, Laércio Ilhabela e Íris Cordeiro.

Ao longo de sua carreira, Antonio Carlos Carvalho conviveu e trabalhou com alguns dos maiores nomes da cultura brasileira, incluindo Elis Regina, Gonzaguinha, Jamelão, MPB4, Plínio Marcos e Gilberto Gil. Sua contribuição para a música brasileira foi significativa, sempre valorizando e promovendo sua terra natal, Americana, na cena cultural do país.

Carvalho faleceu aos 78 anos, em 31 de agosto de 2023, deixando um legado eterno na música e na cultura popular do Brasil.

Serviço
Harmonia
Data: 24/09/2024
Horário: 20h30 (abertura às 20h)
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase – Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol, Americana – SP
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos no site www.entravip.com.br ou na bilheteria do teatro de terça à sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h. No dia 24/9 até 20h (sujeito a disponibilidade de lugares).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também