segunda-feira, 21 outubro 2024
SONHO REALIZADO

Vicenzo Pessoa é aprovado em seletiva nacional para o balé do Bolshoi

Bailarino americanense de 9 anos passará a fazer parte da maior companhia de balé do mundo
Por
Isabela Braz
Foto: Arquivo Pessoal

O bailarino americanense Vicenzo Pessoa, de 9 anos, foi aprovado na seletiva nacional para fazer parte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a filial da maior companhia de balé do mundo.

A seletiva aconteceu em Joinville (SC), entre os dias 18 e 19, contando com cerca de 400 alunos participando nessa seletiva final. Na categoria de Vicenzo, 20 nomes foram selecionados, sendo ele e mais um aluno, os únicos selecionados do estado de São Paulo.

Antes da viagem, Vicenzo contou da sua história com a dança ao TODODIA e de declarou que estava confiante com o resultado. Com a aprovação, o bailarino inicia no 1º ano da instituição, no início de 2025. “Estou muito feliz por esta conquista e acreditem, sonhos podem sim se realizar”, disse Vicenzo.

Momento da aprovação. Foto: Arquivo Pessoal

O curso tem duração de 8 anos e todos os aprovados são bolsistas. Além de ensino gratuito, oferecido pelos “Amigos do Bolshoi”, são recebidos também benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Vicenzo iniciou seus passos na dança quando tinha apenas 6 anos, ao ver os ensaios da valsa que os pais, Robert e Mariza Pessoa, dançariam no dia casamento. O menino ficou fascinado pelos movimentos e, segundo ele mesmo, sentiu um impulso de querer dançar mais.

Robert ressalta que ele e sua esposa estão em êxtase, ainda sem acreditar na aprovação do filho. “Para nós é muito gratificante em ver o Vi se ingressar em uma companhia que é o Bolshoi, uma referência pelo mundo inteiro. Ali ele vai conseguir aprimorar técnicas, performance, se formar como um bailarino profissional e como cidadão”, destaca.

Atualmente, o jovem bailarino ensaia quatro vezes por semana e compete nos torneios nacionais desde 2023.

Foto: Arquivo Pessoal

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também