A esquina entre as ruas Ravena e Viterbo, no Jardim Mirandola, em Americana, se tornou um ponto de atenção para os motoristas que trafegam pela via. Isso porque há três postes de energia no meio da rua, em frente a uma rotatória que recebe alto fluxo de veículos.
De acordo com moradores ouvidos pela reportagem da TV TODO DIA, os postes estão sendo obstáculos há mais de seis meses.
Por conta de um loteamento da empresa THCM, responsável pelo loteamento Terra Azul de Americana, que está sendo construído, a rua foi aberta no local onde anteriormente era uma calçada.
No entanto, os postes de energia que ficavam no passeio não foram retirados, sendo feita apenas a aplicação de asfalto em volta deles. Foram colocados cones e uma placa de aviso para alertar os motoristas.
De acordo com a moradora do bairro, Maiara Silva, a sinalização foi feita há cerca de um mês. Ela conta mais: “Teve mais de um acidente e o mais recente foi há dois meses, quando dois carros bateram de frente. A gente fica sem informação, quando a CPFL veio, a gente ficou sem energia, mas depois eles fizeram a parte deles. Acho que o pessoal do loteamento tinha que dar mais atenção para gente”.
Outro morador, que preferiu não se identificar, ressaltou a falta de atenção das autoridades do local chegando a afirmar que a estrada tinha que ter um planejamento antes para primeiro tirar os três postes antes de fazer a estrada e não fazer a estrada para depois tirar os postes. “É o popular: cenoura comendo o coelho”, afirmou ele.
Procurada pela nossa equipe de reportagem, a THCM, que é responsável pelo loteamento Terra Azul, informou em nota de esclarecimento que a remoção de postes em linhas energizadas, como é o caso, depende de desligamentos temporários da energia, que só podem ser efetuados pela cessionária de energia responsável.
A THCM ainda reafirmou que a remoção dos postes consta em projetos previamente aprovados pelas autoridades competentes, inclusive pela concessionária de energia. O pedido de desligamento foi previamente solicitado à concessionaria e somente com as providências da mesma é que poderá ser resolvido. Em relação aos três postes, cada um foi sinalizado para minimizar a situação até que a concessionária de energia tome as providências solicitadas.
Também questionada, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) enviou uma nota de esclarecimento onde informou que a retirada dos postes que estão entre as ruas Ravena e Viterbo, no Jardim Mirandola, em Americana, é de responsabilidade da empresa privada contratada pelo empreendimento para realizar as obras de infraestrutura no loteamento local.
A concessionária até chegou a apresentar uma proposta para a remoção das estruturas, mas o empreendedor optou pela contratação de uma empresa terceirizada para o serviço.
A CPFL ainda informou que a empresa responsável pelos referidos postes já solicitou o desligamento da rede para retirada das estruturas e o serviço foi programado para a primeira quinzena de novembro, para que os clientes afetados pelo trabalho possam ser avisados com antecedência.