sábado, 26 outubro 2024
Boa ação de cidadania

Biblioteca Municipal de Hortolândia recebe doação de livros de moradores

Órgão da Prefeitura aceita obras de ficção e não ficção; doações podem ser feitas na própria biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Por
Redação
Foto: Divulgação

Você tem livros que já leu e ocupam espaço na sua casa? Saiba que você pode doá-los para a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Ao praticar essa boa ação de cidadania, você estimula mais pessoas a também desenvolverem o gosto pela leitura, possibilitando que elas tenham acesso à cultura.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, orienta as pessoas a enviarem fotos dos livros que desejam doar. O envio das imagens deve ser feito pelo BiblioZap, serviço de atendimento do órgão via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Por meio das fotos, a biblioteca faz uma pré-avaliação das obras. “Solicitamos para que, inicialmente, as pessoas façam isso a fim de evitar que elas percam a viagem, se desloquem desnecessariamente ao trazer livros que, de repente, podem não nos interessar”, argumenta o coordenador. Podem ser doados livros de ficção e não ficção de gêneros variados, títulos infantis, obras de cunho técnico, dentre outros.

A biblioteca não aceita doações de livros didáticos, livros em mau estado de conservação, livros fotocopiados, apostilas e enciclopédias. Já no caso de revistas, quem quiser doá-las também deve enviar antes uma foto desses itens para serem avaliados pela equipe da biblioteca.

Caso os livros sejam aceitos, o interessado deve levá-los até a biblioteca, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A biblioteca fica no piso superior do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

Os livros doados podem ser incorporados ao acervo da biblioteca ou vão compor a Reserva Técnica, que são obras destinadas para os projetos realizados pela biblioteca, entre os quais – Achei um livro, Gostou? Leva pra casa! e banca de troca de livros. Atualmente, o acervo da biblioteca tem 18.000 obras, e pode ser consultado por meio deste site.

Foto: Divulgação

CADASTRO

Para quem quer ter acesso ao acervo da biblioteca municipal, basta tornar-se usuário. O cadastro pode ser feito presencialmente. Para facilitar o acesso da população ao acervo, o coordenador Rafael Antonio da Silva explica que o cadastro de novos usuários mudou.

Agora, quem quiser se tornar leitor da biblioteca deve apresentar documento com foto original e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital. Menores de idade devem apresentar documento original de pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles.

Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). O cadastro também pode ser feito on-line por meio deste LINK (https://docs.google.com/forms/d/1zBpE75KwKuDAwQ8dKSyOjquZEd8dg8ww8GMRF0EuMWE/viewform?edit_requested=true). Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 usuários cadastrados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também