O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Americana decidiu suspender temporariamente o processo interno para apurar e julgar o caso que envolve o vereador, Juninho Dias (PSD). A medida foi tomada em reunião do grupo nesta terça-feira (29).
No dia 29 de agosto, o parlamentar se envolveu em uma confusão no Jardim da Mata, na região da Praia Azul. Ele é suspeito de ter efetuado disparos de arma de fogo durante uma discussão generalizada.
A Justiça encaminhou ao Legislativo os documentos que envolvem as investigações policiais contra o vereador para as devidas providências. A reunião realizada na terça-feira, que contou com a participação dos vereadores Marcos Caetano (PL) e Wagner Rovina (PL), decidiu suspender o processo para aguardar o avanço das investigações abertas pela Polícia Civil.
Em conversa com a equipe do TODODIA, o presidente da Comissão de Ética e Decoro, Lucas Leoncine (PSD) comentou que “o que se tem encaminhado pelo Judiciário não nos dá base, nem para arquivar nem para seguir com a Comissão de Ética com qualquer tipo de trabalho. Ele está numa fase muito investigativa, tanto que o advogado pediu para suspender e o delegado se explicar. Não tem nada de concreto, condenando ou absolvendo para que a comissão possa julgar “, enfatizou.
As investigações foram suspensas pela Vara do Júri do município para que a corporação explique o porquê dos agentes entraram na casa do parlamentar, onde foram apreendidos veículos, armas, munições e anotações que indicavam movimentações financeiras.
Caso a Comissão de Ética volte a julgar o processo interno, pode acarretar em advertência verbal, suspensão ou cassação de mandato.