quinta-feira, 21 novembro 2024
OPORTUNIDADE

Feirão reúne dezenas de pessoas procurando emprego em Santa Bárbara

Vagas eram para diversas cidades da região para todos os níveis de escolaridade e experiência, além de posições específicas para PcDs
Por
Por Vitória Silva

A sexta edição da Feira de Empregos do Tivoli, que aconteceu nesta quarta-feira (30) em Santa Bárbara d’Oeste, com mais de 2 mil vagas de trabalho disponíveis em 55 empresas parceiras. O evento aconteceu das 9h às 19h, na Praça de Alimentação. A feira foi gratuita e aberta ao público da região.

A Feira de Empregos do Tivoli é realizada em parceria com o UNISAL, TGRH, Portal Vagas 019 e CIEE, oferecendo oportunidades para todos os níveis de escolaridade e experiência, com funções operacionais até cargos especializados, além de posições específicas para Pessoas com Deficiência (PCD).

O mercado de trabalho está em um bom momento para a contratação, afirma o headhunter Rafael Ornaghi. “É um momento muito bom para contratação, principalmente quem participa aqui do evento, presencialmente, conversando olho no olho com pessoal de RH das empresas para se mostrar interessado. Conversar, falar, mostrar a qualificação e a força de vontade, é o grande diferencial”.

É um momento oportuno, porque nós temos aqui presencial 50 empresas com muitas ofertas de emprego, desde chão de fábrica até gerente. Então nós temos salários de R$1,1 mil até R$10 mil, oferta que pode sair hoje aqui empregado. Porém, nós temos mais 68 empresas, então um total de 118 empresas indiretas. A pessoa vem procurando uma determinada oferta de emprego e ela vai verificar nessas empresas que estão indiretas a vaga que ela procura. Aí ela simplesmente entrega o currículo e esse currículo com certeza chegará nas empresas. Eu digo que é oportuno por essa questão”, explica o organizador da feira, Geraldo Biaggi.

Dezenas de pessoas estavam presentes no evento, um deles foi Arthur César, que estava procurando uma vaga para o cargo administrativo. “Eu quero vagas administrativas que fazem mais parte do meu perfil, encontro algumas e, assim, tem para todos os gostos”.

Foto: Alessandro Araujo / TV TODODIA

O perfil do candidato ideal para as empresas sempre acompanha as mudanças do mercado de trabalho, elas buscam profissionais que geram resultados. De acordo com o Rafael Ornaghi, o perfil das pessoas que as empresas procuram é aquela pessoa decidida. “O perfil ideal do candidato é aquele decidido. A pessoa que tem um objetivo e que é decidido, expressa tanto no currículo, no documento, quanto conversando, como qual é a sua pretensão na empresa, não só a pretensão salarial, de horário, mas os seus objetivos em relação ao cargo, a função, o que a pessoa sabe fazer e pode fazer pela empresa”.

Além de contratações fixas, tiveram muitas opções para quem estava à procura de um emprego temporário, que pode ser uma experiência valiosa para criar novos laços, ampliar o currículo e até mesmo conseguir uma efetivação permanente na empresa.

Essas vagas temporárias são interessantes, porque, de repente, a pessoa procura vagas temporárias e elas se dão tão bem que a empresa faz uma oferta de contratação. Nós temos aqui no Tivoli Shopping e até fora do Shopping, com várias empresas querendo essas vagas temporárias. E nós estamos na época oportuna. Se, de fato, você for realmente uma pessoa proativa, criativa e trabalhadora, com certeza você será efetivada, se assim você quiser”, comentou Geraldo Biaggi.

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) estava presente na feira com o programa chamado Mercado de Trabalho Emprego Apoiado, onde oferecem apoio antes, durante e depois da contratação para os PcDs e às empresas parceiras. “Nós trabalhamos com a metodologia do emprego apoiado, onde a gente oferece o suporte para as pessoas com deficiência, para as famílias e para as empresas conseguirem uma vaga de trabalho, e a empresa conseguir fazer essa contratação de forma segura e responsável. Então todas as pessoas, qualquer pessoa que tenha acima de 16 anos e que tenha uma deficiência, que pode ser física, auditiva, visual, intelectual, múltipla ou autismo e até mesmo as pessoas reabilitadas pelo INSS, podem fazer parte deste programa”, explica a psicóloga da APAE, Mariéllen Villas Boas.

Então o nosso trabalho é inserir as pessoas com deficiência no ambiente organizacional de forma segura, de forma responsável, que ela se sinta incluída e também contribuinte dessa empresa, realmente tendo uma atuação, fazendo o seu trabalho e podendo contribuir com a sociedade”, continua Mariéllen.

A Feira de Empregos não apenas oferece oportunidades de trabalho, mas também desempenha um papel importante no desenvolvimento social da região. Eu acho bem interessante esse tipo de evento, porque eu mesmo, estou procurando emprego de porta em porta, que acaba dando trabalho, a gente sai no sol quente. Um lugar em que as empresas se reúnem e que podem facilitar o acesso ao emprego é bem interessante mesmo”, disse o candidato, Arthur César.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também