Após o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, políticos brasileiros utilizaram as redes sociais na manhã (6) para parabenizar a vitória do republicano Donald Trump sobre a candidata democrata Kamala Harris. O resultado das eleições se deu após Trump ter vencido no estado de Wisconsin, acumulando 276 votos do Colégio Eleitoral – ultrapassando os 270 necessários para vitória.
Prefeitos de municípios parabenizaram o retorno de Trump à Casa Branca. Entre os prefeitos, Chico Sardelli (PL) e Luiz Dalben (PSD) se manifestaram.
Prefeito de Americana, Sardelli refletiu sobre o poder da direita em democracias ao redor do mundo, sendo pra ele, o maior sinal desse movimento enquanto liderança global. Ele afirmou também que torce para que esse resultado “sirva de referência” para o Brasil.
Em uma publicação compartilhada ao Deputado Estadual Dirceu Dalben (Cidadania), o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, desejou bençãos para que haja uma “excelente gestão que pode trazer benefícios para diversos países do mundo”.
Prefeito eleito e atual vice-prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos) também expressou os parabéns a Trump. Para Henrique, os estadunidenses escolheram “um líder que, mais do que nunca, se dedica a colocar os valores da fé, da liberdade e da força da nação em primeiro plano.”
Repercussão nacional
O pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era o mais esperado, principalmente após o presidente ter anunciado em uma entrevista ao canal francês TF1, que a vitória da vice-presidente Kamala seria a “opção mais segura para o fortalecimento da democracia nos EUA”. O presidente utilizou o X (antigo Twitter) para parabenizar o candidato.
Em tom conciliador, o presidente ressaltou a importância da democracia, afirmando que a voz do povo deve ser sempre respeitada. “O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, diz.
O governador Tarcísio de Freitas também utilizou da mesma rede social para parabenizar Trump. Seguindo o mesmo viés conservador do novo presidente americano, Tarcísio definiu o resultado como uma “vitória do conservadorismo, do patriotismo, da prosperidade, da liberdade”.