quarta-feira, 27 novembro 2024
Antirracismo

Após caso em Jogos Jurídicos, vereador de Americana propõe campanha contra racismo em eventos públicos

Projeto prevê a obrigatoriedade de divulgação de mensagens de conscientização sobre os crimes de racismo e injúria racial
Por
Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vereador Vagner Malheiros (Novo) protocolou um projeto de lei propondo a obrigatoriedade de divulgação de mensagens de conscientização sobre os crimes de racismo e injúria racial em eventos públicos.

No documento, Malheiros explica que as mensagens têm potencial de prevenir comportamentos discriminatórios ao informar o público sobre as consequências legais dessas práticas, o que contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa.

Ao divulgar amplamente as sanções penais aplicáveis, aumenta-se a percepção do risco associado à prática de tais condutas, o que pode atuar como fator de inibição”, defende.

De acordo com o projeto, todos os eventos de natureza pública, no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas, culturais, educacionais e congêneres ficam obrigados a divulgar mensagens de conscientização sobre a tipificação penal dos crimes de racismo e de injúria racial. Ainda estabelece que, na hipótese de não cumprimento, haverá aplicação de multa em valor equivalente a cem unidades fiscais de referência.

A implementação da medida é de baixo custo, pois a exigência se restringe à veiculação de mensagens educativas por meio de materiais gráficos, audiovisuais ou eletrônicos, que podem ser integrados aos sistemas já utilizados pelos organizadores dos eventos”, conclui.

O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

Foto: Divulgação

Jogos Jurídicos

No último dia 16, estudantes universitários da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, que participaram dos Jogos Jurídicos realizados em Americana, usaram os termos “cotia” e “pobres” para se referir a outros universitários que participavam do torneio.

Vídeos gravados por participantes do evento, que se espalharam pelas redes sociais, mostram o momento do ocorrido.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também