Aproximadamente 1500 pessoas passaram pelo Centro Cívico, neste sábado (30), para participar da 3ª edição da Mobilização Passos que Salvam de Americana. O evento tem o objetivo de conscientizar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Idealizada pelo Hospital de Amor, instituição reconhecida pelo tratamento e prevenção do câncer, a Mobilização Passos Que Salvam é uma campanha realizada em mais de 600 cidades do Brasil.
Em Americana, a campanha tem Dryele Giglioli como madrinha há três anos. “Para mim, é uma felicidade imensa ver o tamanho que está o movimento. Todo mundo de Americana abraçou a causa e viu a importância dos sinais e sintomas do câncer infantil. Não é só mais uma campanha, é uma campanha realmente necessária”, disse.
Durante o evento, um torneio de futebol infantil foi organizado em três mini campos montados do Centro Cívico. Ainda ocorreu uma caminhada solidária, shows musicais e dinâmicas de entretenimento e conhecimento para todas as idades, com dança, pintura de rosto, brinquedos infláveis para crianças, praça de alimentação e palestras sobre o tema central.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados caso sejam diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, como é o Hospital do Amor.
A percepção dos indícios da doença é um papel fundamental para os pais e responsáveis. “Os sinais e sintomas do câncer infantil são muito confundidos com doenças comuns da infância. Febre, vômito, tontura, dor de cabeça, todos esses são sinais de doenças comuns, mas também de alguns tumores infantis. O que a gente tem que prestar atenção é na persistência desses sintomas”, explicou a cirurgiã infantil Flavia Rezende.
O prefeito Chico Sardelli (PL), acompanhado do vice Odir Demarchi (PSD), compareceu ao evento e participou das ações. O chefe do executivo mediu a pressão, fez exame de diabetes e interagiu com o público presente.
“É importante que ideias boas como essa possam se expandir para a periferia e que todos tenham acesso a essas informações”, ressaltou o prefeito.