domingo, 28 abril 2024

Totens têm câmera e botão para acionar Guarda em Santa Bárbara

Vinte e dois totens com câmeras de monitoramento e botões para acionar a Guarda Municipal em caso de emergência são as novas armas na luta contra a criminalidade e o vandalismo em Santa Bárbara d’Oeste. Para o Conseg (Conselho de Segurança) da cidade é um avanço inteligente na segurança. 

Segundo a prefeitura, foram instalados 22 totens no Parque dos Jacarandás, Parque Taene, praças e bairros próximos a escolas. 

O funcionamento é através de fibra ótica. Os dispositivos contam com câmera do tipo PTZ, quatro câmeras fixas e sistema de estado luminoso por LED com sensor. Essas câmeras captam imagens com aproximação de 30 vezes e o armazenamento de áudio e vídeo é em resolução full HD. 

Os totens foram adquiridos para reforçar a segurança e não substituirá nenhuma guarita ou equipamento, informou a prefeitura. Somados ao complexo de câmeras e radares e videomonitoramento integrado à RMC (Região Metropolitana de Campinas), os equipamentos totalizam 129 pontos com imagens de vários locais reunidos na central da Guarda Municipal. Ali os guardas acompanham todas as movimentações em espaços públicos. Não foram registrados trotes até agora. 

A prefeitura não informou o valor do investimento. No site da prefeitura, o único edital para locação de monitoramento de alarmes e câmeras é o pregão presencial 003/19 no valor de R$ 246.999,24, adjudicado à empresa Infraseg Segurança Eireli Epp (Empresa de Pequeno Porte). A assinatura do contrato foi em janeiro deste ano. 

Para o presidente do Conseg (Conselho de Segurança) da cidade, Jeferson Rodrigues Ribeiro, este é um avanço inteligente na área de segurança. 

“O videomonitoramento é uma ferramenta importante”, disse o presidente do órgão. Esse assunto foi discutido à exaustão nas reuniões do conselho. Além do combate a criminalidade, ajuda a prevenir atos de vandalismo, na opinião do presidente. Sem falar que agilizará a identificação e localização de infratores. 

No Cruzeiro do Sul, um bairro rural da cidade que conta com o NAL (Núcleo de Ação Local), um braço do Conseg, os moradores elogiaram o sistema, comentou o presidente. 

“Toda ferramenta que vem na questão da segurança preventiva é muito bem-vinda. Isso ajuda a diminuir os índices de violência”, disse Ribeiro. 

Para o presidente do Conselho, o totem serve de base de vigilância. Tem a vantagem de ter o ponto de comunicação. “Mas não substitui uma base comunitária, apenas aumenta a vigilância eletrônica, a segurança inteligente”, opinou Ribeiro. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também