O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana obteve autorização da Agência SP Águas, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para aumentar a quantidade de água captada no Rio Piracicaba. O volume máximo passou de 1.300 litros por segundo para até 1.450 litros por segundo.
A autorização foi concedida por meio da Portaria SP Águas nº 5901, de 2024, permitindo a captação de até 5.220 m³ por hora, operando continuamente ao longo do dia. Essa vazão corresponde ao novo limite de 1.450 l/s estabelecido para o município.
O superintendente do DAE, Marcos Morelli, destacou a relevância dessa ampliação para o planejamento futuro de Americana.
“Faz parte do nosso planejamento para o futuro de Americana, com o crescimento da cidade. O saneamento é uma das prioridades da gestão do prefeito Chico Sardelli, e nossas ações se baseiam em promover cada vez mais um abastecimento seguro e eficiente”, diz.
Ele também ressaltou ainda a importância do aumento da captação em períodos de seca.
“Em época de estiagem, o sistema de tratamento exige mais água para a lavagem de filtros. É um trabalho que precisa ser feito com mais frequência, por conta da qualidade da água captada. Se podemos captar mais, temos também mais segurança nessas operações”, acrescenta o superintendente.
Novos reservatórios
Desde 2021, Americana vem investindo em obras e projetos para aprimorar o fornecimento de água à população.
“Em 2025 teremos novos reservatórios em operação e daremos sequência a trabalhos importantes, como o programa Água na Torneira”, reforça Morelli. Dois reservatórios estão em fase final de construção: um no Parque Gramado (CR-16) e outro no São Vito (CR-1).
O reservatório do São Vito (CR-1) vai ampliar a capacidade de armazenamento local de 1,6 milhão para 3,7 milhões de litros, beneficiando cerca de 20 mil moradores da região. Já o CR-16 atenderá mais de 30 mil pessoas nos bairros Parque Gramado, São Jerônimo, Jardim da Paz, Jardim Dona Rosa, Mário Covas, Parque da Liberdade e Jardim da Balsa.
Além disso, o DAE está construindo novas subadutoras para melhorar o sistema de abastecimento. A subadutora SA-01, por exemplo, conectará o reservatório do São Vito à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no bairro Cordenonsi. Outra obra em andamento é a subadutora SA-16, que ligará os reservatórios do São Roque (CR-8) e do Parque Gramado (CR-16), garantindo maior eficiência operacional em um trecho de 2,5 quilômetros.
Modernização e combate a perdas
O DAE concluiu a instalação de uma Estação Elevatória no Centro de Reservação da Cidade Jardim (CR-6). Esse sistema aumentará a pressão da água nas redes que abastecem os bairros Mathiensen, Jardim dos Lírios, São José, Niels Nielsen e as partes altas do Jardim São Paulo e Jardim São Pedro.
O programa Água na Torneira também segue em andamento. Desde seu início, em 2021, já foram substituídos mais de 60 quilômetros de tubulações antigas em vários bairros de Americana.
Paralelamente, o DAE intensificou o controle de vazamentos na rede, com mais equipes de manutenção e a instalação de novas válvulas reguladoras de pressão (VRPs), otimizando o sistema de abastecimento.