O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu, à Justiça, a cassação das prefeitas Nelita Michel (PL), de Iracemápolis, e Cristina Saad (União Brasil), de Cordeirópolis, além de seus vice-prefeitos, por uso ilícito de verbas públicas durante o período eleitoral.
Nelita Michel foi reeleita, mas teve as contas da campanha aprovadas com ressalvas, enquanto as de Cristina Saad foram reprovadas.
As campanhas teriam utilizado recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) para custear materiais em favor de candidatos a cargos de vereador em partidos que não estavam coligados ou federados, o que é vedado pela Constituição Federal, segundo o promotor André Mangino Alencar Laranjeiras.
Os vice-prefeitos de Cordeirópolis e Iracemápolis, Anderson Hespanhol e Chicão Rossetti, respectivamente, estão no polo passivo da ação.
A juíza juliana Silva Freitas, da 243ª zona Eleitoral, despachou que as partes têm cinco dias úteis para apresentar suas defesas.
OUTRO LADO
Cristina Saad e Anderson Hespanhol pontuaram que não foram citados no processo até o momento. Nelita Michel e Chicão Rossetti informaram que foram formalmente notificados e já acionaram os advogados para tomar as providências necessárias para a defesa.