A TV TODODIA trouxe, na semana passada, a situação crítica em que a chuva intensa em Nova Odessa deixou casas e ruas alagadas em diferentes regiões do município. Inclusive, alguns moradores perderam móveis e eletrodomésticos por conta da água que chegou a ficar acima do joelho em algumas residências.
Foram, pelo menos, oito bairros afetados foram afetados pelo volume de água: Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, Jardim Conceição, Jardim São Jorge, Vila Azenha, Jardim Fadel, Jardim Flórida, Parque Fabrício e Centro.
O secretário de Obras de Nova Odessa, Vilson Amaral, afirmou, em entrevista à TV TODODIA, que a solução para diversos desses problemas é a intervenção com obras de infraestrutura. “Temos que aumentar a capacidade escoamento das águas. Essas pontes foram feitas no passado e não projetadas para o futuro”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, a instalação de aduelas ou até mesmo a elevação das pontes para passagem livre das águas seriam as principais alternativas.
A prefeitura de Nova Odessa afirma que, para viabilização dessas obras, é necessário o apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo. Já foram realizadas vistorias por parte da Defesa Civil estadual, porém, ainda sem prazo para o início das intervenções. A Defesa Civil informou à equipe de reportagem que o pedido da obra ainda está sendo analisado pelo departamento técnico.
As possibilidades de ampliação das tubulações ede melhorias nas pontes são soluções voltadas para os córregos, como o Palmital, no Lopes Iglesias, e o Capuava, que passa pela Avenida Ampélio Gazzeta. No entanto, para o Ribeirão Quilombo, a medida necessária é o desassoreamento, que não é realizado há pelo menos oito anos. Para que essa intervenção aconteça, a Administração Pública afirma que já busca a aprovação da SP Águas, agência reguladora de recursos hídricos do Estado de São Paulo.
Como a divisa entre as cidades é próxima, Nova Odessa e Sumaré repartem algumas responsabilidades de limpeza e cuidados urbanos. Por isso, na última quinta-feira (16), os prefeitos de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), e de Nova Odessa, Leitinho (PSD), se reuniram para conversar sobre as ações integradas entre os municípios.