terça-feira, 26 novembro 2024

Americana tem dois novos radares

A Prefeitura de Americana instalou um radar de velocidade na Avenida Europa ontem (10). O equipamento é novo e fica próximo ao número 1.985 da avenida, perto da Rua Iugoslávia, a duas quadras do cruzamento com a Avenida São Jerônimo, sentido Santa Bárbara-Americana, no bairro Jardim Lizandra.

O limite de velocidade será de 60 km/h. Para ônibus, a velocidade limite será de 50 km/h.

Segundo a administração, não serão instalados outros radares novos no momento.

O prefeito Omar Najar (MDB) havia anunciado em fevereiro que seriam instalados radares na Avenida Europa por conta de “abusos” dos motoristas na via. Pouco depois, ainda em fevereiro, Douglas Henrique Vieira, 36, engenheiro, morreu atropelado por um Santa Fé na avenida. O acidente aconteceu nas proximidades do Tiro de Guerra.

Os radares foram instalados pela Mobit, fornecedora dos equipamentos, que tem contrato com a prefeitura. As despesas da instalação do radar da Avenida Europa ficaram por conta da empresa.

IVO MACRIS

A prefeitura informou também que um radar na Estrada Vicinal Ivo Macris já foi instalado pela Mobit e que depende da ligação de energia elétrica e da aferição do Inmetro.

Depois disso, será feita a liberação para o início do funcionamento do radar. A administração não deu prazo.

No mês passado, Omar anunciou que o radar na Ivo Macris também seria para fiscalizar caminhões acima de quatro eixos. A intenção é preservar a estrada, que está em situação precária há anos.

A estrada tem fluxo intenso de veículos, especialmente de caminhões. “Evitar essa fuga de pedágio, que está um exagero, uma compulsão naquela estrada, que não suporta atender esses caminhões grande”, disse o prefeito em entrevista semana passada.

No fim de fevereiro, a Justiça concedeu uma liminar para a realização de perícia na Ivo Macris, que liga Americana, Cosmópolis e Paulínia.

A intenção é constatar a qualidade do asfalto executado no trecho, dez anos atrás. O pedido foi feito pela prefeitura, em ação contra o DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Omar disse também que o Ministério Público estava “tomando rédea” do assunto. “Vai ser feita uma vistoria lá e um parecer técnico. Foi feito asfalto de péssima qualidade e queremos um serviço decente, já chamamos empreiteira, a Justiça vai tomar rédea”.

O Estado disse recentemente que ainda não havia recebido o comunicado oficial do MP.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também