O Governo de São Paulo promoveu uma reunião com 300 representantes de cidades paulistas para alinhar o plano de ação para a prevenção e resposta a possíveis desastres causados pela chuva. O encontro aconteceu na quinta-feira (30)
A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo de chuvas até este domingo (2). A previsão para os próximos dias é de grandes volumes pluviométricos, em razão da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A situação fez com que o governo paulista decidisse por manter o gabinete de crise para monitoramento também dos serviços de energia elétrica e abastecimento de água.
Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de perigo potencial para chuvas intensas, válido por todo o final de semana. São esperadas precipitações que podem chegar a 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h.
“Com os novos sistemas de alerta e a sociedade atuando, estamos fortalecendo a cultura da prevenção. Esse encontro busca se antecipar a qualquer desastre. Agradeço a participação dos municípios e reforço que estaremos 24 horas disponíveis para ajudá-los”, afirmou o governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD).
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira, destacou que todo o órgão está mobilizado e monitorando as regiões do estado. “Estamos trabalhando de forma integrada com os municípios e acompanhando com as ferramentas e sistemas que temos disponíveis para fazer frente a esse período de chuvas visando a proteção das pessoas”, afirma.
Na reunião, a Defesa Civil estadual reforçou o funcionamento do novo sistema de alerta, chamado Cell Broadcast. Por meio dele, é possível mandar dois alertas à população utilizando a tecnologia 4G ou 5G. Os avisos variam de acordo com a gravidade, entre o severo e o extremo. Nesse último, o usuário não consegue desabilitar o recebimento do alerta. Campinas foi a única cidade da região a emitir o alerta.