![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/FIOS.jpg)
A Polícia Militar desarticulou uma organização criminosa que furtou cerca de três toneladas de cabos de telefonia, avaliados em mais de R$ 100 mil, na Vila Santana, em Sumaré, na noite desta quarta-feira (5). Dez homens foram presos, oito deles atuavam com “serviços braçais”, um no apoio logístico e o proprietário do caminhão. De acordo com a polícia, o grupo é do Rio de Janeiro.
Os suspeitos foram abordados após serem surpreendidos manuseando os cabos, sem uniforme. Eles não apresentaram documentação que comprovasse que tinham algum contrato com uma operadora de telefonia.
Apurações preliminares indicam que os criminosos criaram uma empresa de fachada. Eles chegaram a protocolar na prefeitura um pedido para interditar a rua, alegando que seria para evitar um atropelamento, mas, na verdade, era para tentar despistar a polícia.
Os mesmos criminosos já teriam cometido pelo menos dois furtos de cabos telefônicos na cidade, segundo a polícia. A gravação de uma câmera de segurança flagrou a ação criminosa.
O próximo passo da investigação será tentar descobrir quem seriam os mentores e outros participantes do esquema.