![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/060225_treinamento-da-plataforma-do-SIS-GEO_Foto-Fernanda-Sunega-35-1024x683.jpg)
Um encontro com 15 líderes representantes de bairros do distrito de Sousas, em Campinas receberam nesta quinta-feira (6), na sede da subprefeitura um treinamento promovido pela Defesa Civil do munícipio e da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses).
O encontro teve como objetivo ensinar a utilização do SISS-Geo (Sistema de Informação em Saúde Silvestre), ou seja, um sistema digital que permite registrar a presença de animais silvestres, vivos ou mortos.
A plataforma é uma importante ferramenta para monitorar doenças que têm animais como hospedeiros. Segundo a coordenadora da UVZ, Marcela Coelho, o envolvimento dos moradores é essencial para ações preventivas. “A vigilância participativa pode colaborar para que ações sejam realizadas de forma rápida e direcionada, garantindo a saúde da população”, destacou Marcela.
O coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, reforçou a importância do monitoramento comunitário.”O morador de uma área de risco precisa estar atento e adotar as primeiras providências. O SISS-Geo possibilita essa vigilância eficiente.”
Para Celso Jean Henrique, empresário do Jardim Conceição, a capacitação trouxe segurança para a comunidade.”O aplicativo vai ser muito útil. Agora sabemos como agir quando encontramos um animal silvestre, algo fundamental para nossa região”, afirmou.
O técnico da Zoonoses, Vladson Barbi de Mello, explicou que o registro de animais mortos ajuda a identificar rapidamente a circulação de vírus. “Com essa informação, podemos tomar decisões sobre vacinação e orientar a população para impedir novos casos de doenças.” concluiu Mello.
Campinas já é reconhecida como embaixadora do SISS-Geo pela Fiocruz, gestora da plataforma no Brasil, devido às contribuições do município para a vigilância em saúde.
A iniciativa reforça o papel fundamental da tecnologia e do engajamento da população na prevenção de problemas sanitários.