![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-1-5-1024x576-1.png)
Aquele dinheiro que sobra no final do mês, mesmo sendo pouco, pode ser uma boa opção para começar a investir. A organização financeira é o primeiro passo, especialmente ao definir objetivos de curto, médio ou longo prazo.
“Os primeiros passos começam no orçamento pessoal, para saber qual a sobra que tem de receita”, afirma Silvio Rodrigues Barbosa, planejador financeiro certificado pela Planejar. A receita é o total de recursos financeiros que entram e o que saem ao longo do mês.
“A poupança é indicada para investimentos de curto prazo, mas não é tão eficiente para o longo prazo. Hoje existem diversos produtos que atendem melhor, como uma reserva de emergência. Um produto que é seguro, líquido e que vai atender a esse objetivo”.
Os Certificados de Depósito Bancário, os conhecidos CDBs, são uma opção para quem busca um investimento sem riscos. Em outras palavras, é como se você estivesse emprestando seu dinheiro para o banco. Em troca desse “empréstimo”, o banco paga juros sobre o valor que você investiu.
A reserva de emergência recomendada é de três a 12 meses da despesa fixa mensal. “É sempre bom ter o hábito de investir, mesmo que em valores pequenos, para concretizar seus objetivos. No entanto, evite cair em armadilhas de promessas de ganhos altos e seguir recomendações de terceiros”, alerta Silvio.