
A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou, nesta quinta-feira (20), o sétimo Alerta Arboviroses de 2025, indicando 12 bairros com alto risco de transmissão da dengue. A publicação tem como objetivo reforçar orientações à população e ampliar ações de combate ao Aedes aegypti.
Bairros com risco elevado
As regiões identificadas com maior incidência da doença incluem Chácara da Barra (região Leste), Vila Padre Manoel da Nóbrega (Noroeste), Vila Padre Anchieta (Norte) e DIC 3, Jardim Santos Dumont e Jardim Bordon (Sudoeste). Também foram incluídas Vila Rica, Vila Mimosa, Vila Pompéia (Sul) e Jardim Tamoio, Jardim Esmeraldina e Jardim São Pedro (Sudeste). A escolha dessas áreas foi baseada em fatores como incidência de casos, dificuldades de acesso a imóveis para inspeção e necessidade de intensificar o combate aos criadouros do mosquito.
Ações de prevenção e monitoramento
Desde janeiro, foram realizadas mais de 82 mil visitas a imóveis para eliminação de criadouros e nebulização de 17 mil residências. Além disso, mutirões removeram 1.158 toneladas de resíduos e monitoraram cerca de 52 mil pacientes com suspeita de dengue. A prefeitura reforça que as ações continuam e orienta os moradores a permitirem a entrada de agentes de saúde, devidamente identificados. Denúncias ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 156 ou pela Defesa Civil pelo número 199.