
O aumento dos casos de dengue em Santa Bárbara d’Oeste tem gerado longas filas de espera nos hospitais da cidade. No Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos, na Zona Leste, pacientes têm enfrentado demora que podem ultrapassar seis horas para serem atendidos.
Pacientes que estiveram no hospital disseram à reportagem da TV TODODIA que a espera se estende ainda mais devido ao atraso nos resultados dos exames. Alguns informaram que chegaram por volta das 19h e foram informados de que os resultados dos exames só ficariam prontos à 0h, o que os levou a desistir da espera.
Atualmente, a região enfrenta uma situação alarmante. Apenas considerando as cidades de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, já são mais de 3.404 casos confirmados de dengue, conforme o Painel de Arboviroses do Estado de São Paulo. Segundo o painel, Santa Bárbara registrou um óbito em 2025, além de ter outro em investigação; A cidade acumulava 1.145 casos confirmados desde janeiro até a manhã desta quinta-feira.

NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou, por meio de nota, que o município registrou mais de mil casos e, para atender a alta demanda, criou um novo espaço no hospital para receber especificamente os pacientes com suspeita de dengue.
“A medida visa minimizar os impactos do surto e garantir que os pacientes com sintomas da doença recebam o atendimento necessário em tempo hábil. A situação continua a exigir atenção, pois o número de casos segue crescendo na região”, afirma a prefeitura.